AS DIFERENTES TERMINOLOGIAS DA TIRA CÔMICA NO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Beatriz Custodio Deroza Universidade Federal de São Paulo
  • Paulo Eduardo Ramos UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71603

Palavras-chave:

Tira cômica, Terminologia, Ensino.

Resumo

As tiras cômicas ficaram conhecidas pelo formato tendencialmente curto, horizontal e retangular de seus quadrinhos, resultado de uma padronização adotada pelos jornais, que eram seu principal suporte de divulgação no século XX. Com a consolidação de novos suportes e das mídias sociais, esse formato mais regular passou a ser revisto e redimensionado. Desde que esse gênero dos quadrinhos foi inserido nos livros didáticos, alunos de escolas públicas e particulares têm tido contato com os diferentes moldes utilizados pelos autores das tiras cômicas. Paralelamente, tem sido comum perceber uma confusão na percepção do que seja tira, tirinha, charge e história em quadrinhos. Busca-se demonstrar, nesta comunicação, que essa imprecisão do livro didático, ao utilizar cada um desses termos, tende a causar desentendimento sobre o tema e problemas para desenvolver atividades práticas. O objeto de análise são tiras cômicas retiradas de um livro didático de língua portuguesa do 6o ano do ensino fundamental II, da editora Uno, onde é possível encontrar trinta e sete tiras, trabalhadas junto aos alunos com diferentes terminologias. Como pressupostos teóricos para fundamentar esta análise, leva-se em conta a definição de tira cômica, abordagem no ensino e os formatos abrangentes estabelecidos por Ramos (2011, 2012, 2014b, 2017), além da definição de suporte de Bonini (2011).

Biografia do Autor

Beatriz Custodio Deroza, Universidade Federal de São Paulo

Departamento de Pós-Graduação em Letras, área de Linguística.

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Publicado

2020-06-25

Como Citar

Deroza, B. C., & Ramos, P. E. (2020). AS DIFERENTES TERMINOLOGIAS DA TIRA CÔMICA NO LIVRO DIDÁTICO. Revista X, 15(2), 49–63. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i2.71603