A ESCOLHA DE UM LIVRO DIDÁTICO INTERNACIONAL PARA O CONTEXTO BRASILEIRO: ESTABELECER E ADAPTAR OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Ruth Bohunovsky UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2009.16146

Palavras-chave:

ensino de línguas

Resumo

A escolha de um livro didático a ser utilizado numa instituição de ensino tem consequências que dizem respeito não apenas ao conteúdo temático e gramatical de um curso de língua estrangeira, mas também à sua metodologia. Este artigo tece alguns comentários de natureza geral sobre o papel do livro didático no ensino de línguas estrangeiras, especificamente no caso do alemão no Brasil. Depois disso, discute o trabalho prático de avaliação de livros didáticos e apresenta um catálogo de critérios para a avaliação, que foi elaborado durante uma disciplina de graduação na UFPR intitulada “Alemão como Língua Estrangeira”, pela autora e os estudantes, em conjunto. Embora este trabalho se refira mais especificamente à área de alemão, serve também como ponto de partida para um diálogo com outras línguas estrangeiras.

Biografia do Autor

Ruth Bohunovsky, UFPR

doutora em Linguística Aplicada (Estudos da Traducao) pela Unicamp, docente de língua e literatura alema na UFPR, Curitiba

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Como Citar

Bohunovsky, R. (2009). A ESCOLHA DE UM LIVRO DIDÁTICO INTERNACIONAL PARA O CONTEXTO BRASILEIRO: ESTABELECER E ADAPTAR OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO. Revista X, 2(0.2009). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2009.16146

Edição

Seção

Artigos para número atemático