A biografia linguística visual como instrumento de pesquisa multimodal sobre o desenvolvimento da competência plurilingue
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77506Palabras clave:
Didática do Plurilinguismo, Métodos visuais, Biografia linguística multimodalResumen
Respondendo ao atual “visual turn” nos estudos em Linguística Aplicada, em geral, e no estudo da relação dos sujeitos com as línguas, mais especificamente, o presente artigo reflete acerca do uso de biografias linguísticas visuais como recurso de investigação na Didática do Plurilinguismo. Os autores partem de um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná (Brasil) em que 30 estudantes do Programa de Pós-graduação em Letras foram convidados a desenhar suas biografias linguísticas. Os investigadores analisam que atores sociais, espaços, tempos e eventos são representados pelos estudantes como chave no processo de ser e de se tornar plurilingue, assim como que representações sociais acerca desse processo emergem da combinação dos elementos visuais desenhados. Finalmente, são discutidas algumas vantagens do recurso ao desenho como método de investigação em Didática de Línguas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

