A utopia de El país de las mujeres a partir do risco da essência e do ginocentrismo: uma estratégia política

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i4.86835

Palabras clave:

Utopia, Decolonialidade, Risco da Essência, Gioconda Belli

Resumen

El país de las mujeres, da autora nicaraguense Gioconda Belli, constrói uma representação utópica de uma sociedade alicerçada na Ginocracia, provocando uma espécie de autocrítica das bases humanistas, pois estas últimas consideraram a relação entre sexo e o gênero feminino como negativas, presentes em Beauvoir (1967) quando afirmou a palavra mulher ligada ao estado da educação e dos costumes e negou o potencial biológico feminino dos processos reprodutivos como positivos para a própria emancipação da mulher. Na obra, há o desejo de que homens e mulheres reconheçam os valores da feminilidade tradicional, historicamente tidos como os biológicos (maternidade e maternagem, o cuidado e o contato), sejam transcendidos do espaço doméstico para o espaço público. A problemática é como o “risco da essência”, discutido por Fuss (2017), pode contribuir para o entendimento de que o espaço público, antes dominado pelos homens, é dominado pelas mulheres em uma Utopia do Felicismo, de base ginocentrista. O objetivo geral é refletir sobre a utopia no desejo latente de se (re)pensar e questionar os efeitos do patriarcado na América Latina. A pesquisa é de caráter bibliográfico e crítico-literário-feminista com base em Fuss (2017); Bloch (2005); Freire (1997); Cavalcanti (2017); Vergès (2020), entre outros.

Biografía del autor/a

Giovanna de Araújo Leite, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campina Grande-Paraíba.

Doutoranda em Literatura e Interculturalidade, pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, Campina Grande-PB e Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife-PE, onde defendeu a dissertação sobre o Ethos e o Poder Simbólico de notícias policiais veiculadas pelo Jornal Folha de Pernambuco. Atualmente está envolvida nos estudos voltados para a escritura de autoria feminina latino-americana, na perspectiva da Crítica Literária Feminista. Possui quatro especializações: Língua Portuguesa e Literatura; Marketing e Gestão Estratégica, ambas pela Universidade Cândido Mendes - RJ; Literatura Contemporânea; Comunicação, Informação Educacional e Empresarial, pelo Centro Universitário Barão de Mauá - Ribeirão Preto - SP. Possui experiência de 10 anos como orientadora de TCC nos cursos de Comunicação Social, Letras, Administração de Empresas e áreas afins na modalidade presencial na Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns-AESGA e na modalidade a distância no Núcleo em Educação à Distância da Universidade de Pernambuco- UPE. Entre os anos de 2014 e 2015 foi Membro do Fórum Permanente de Educação do Município de Garanhuns - Pernambuco.

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

Leite, G. de A. (2022). A utopia de El país de las mujeres a partir do risco da essência e do ginocentrismo: uma estratégia política. Revista X, 17(4), 1184–1196. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i4.86835