Acumulação primitiva, “modos de produção” e a formação do mundo moderno através da América Latina: Uma breve reflexão feminista, decolonial e latinoamericanista
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.84407Palabras clave:
Acumulação Primária, América Latina, Feminismo Decolonial, Modernidade/Colonialidade, Modos de Produção.Resumen
Diversos e interessantes são os debates que surgiram em torno dos conceitos de acumulação primitiva, modos de produção e modernidade no nosso continente. No entanto, geralmente estas discussões ficaram limitadas ao economicismo e à visão teológica do tempo e da história, assim como em concepções eurocentristas e androcêntricas, que continuam dominando a construção do conhecimento nas universidades latino-americanas. Sendo assim, no seguinte artigo pretendo abordar e ler estas três questões fundamentais, porém, observando-as de maneira crítica desde um caminho que, por um lado, conservou certa “subalternidade” teórica às universidades regionais, e por outro, provavelmente estas questões não foram profundamente problematizadas, considerando a perspectiva que se procura construir. Meu objetivo é contribuir com uma leitura que se sustente na não fragmentação de dimensões de opressão como a de classe, gênero e raça, geralmente observadas desde a categorização eurocêntrica que não procura e nem consegue assumir sua articulação inseparável na experiência social vivida, produto de múltiplos e simultâneos sistemas de dominação. Para tal, situo uma presente -e breve- análise, partindo das contribuições latino-americanas da decolonidade e do feminismo decolonial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

