Colonialidade: dimensões-chave e implicações críticas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78401Palabras clave:
Colonialidade, Colonialidade do poder, Pedagogia, Teoria críticaResumen
Emergindo da investigação sociológica e filosófica a respeito da história do encontro colonial na América Latina, a noção de colonialidade (assim como a teoria decolonial, campo mais amplo com a qual está agora associada) tornou-se um recurso teórico crucial para estudiosos de várias áreas. Investigações da estrutura e dos processos da colonialidade desafiam ideias amplamente aceitas sobre poder, conhecimento e identidade na modernidade, o que traz implicações significativas para a filosofia educacional. No entanto, os estudos sobre decolonialidade são menos conhecidos entre teóricos da educação do que a teoria pós-colonial, com a qual compartilha muitos interesses, mas também diferenças fundamentais. Em nossa apresentação das noções de colonialidade, descrevemos primeiro a história e as principais dimensões desta ideia. A segunda parte do artigo desenvolve várias das principais implicações da noção de colonialidade para estudiosos e educadores, com particular atenção para como essa tradição oferece uma forma de repensar categorias familiares para a Teoria Crítica e a Pedagogia.
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