Ao feminismo decolonial na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78261Palabras clave:
América Latina, Decolonial, Feminismo, Terceiro MundoResumen
O feminismo hegemônico ocidental e eurocentrista não conseguiu reconhecer que sua prática reproduzia os mesmos problemas que criticava. Enquanto colocava em dúvida o universalismo androcêntrico, produziu categorias que foram aplicadas com uma pretensão de universalidade. A meados dos anos 70 do século XX começa-se a questionar essa pretensão a partir de um feminismo elaborado pelos feminismos pós-coloniais que apontam a denunciar o caráter eurocêntrico do feminismo hegemônico e da forma em que este reproduz a colonialidade. O feminismo decolonial na América Latina pretende subverter os conceitos do feminismo hegemônico incorporando as vozes de mulheres subalternas, constituindo a decolonização do feminismo uma proposta teórica e de compromisso ético que aponta a construção de novas formas de relação política e acadêmica a partir da heterogeneidade.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

