“Outros” saberes, “outras” críticas: reflexões sobre as políticas e as práticas de filosofia e decolonialidade na “outra” América
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78195Palabras clave:
Estudos decoloniais, Filosofia, Geopolítica do conhecimentoResumen
Desde o século XV até os dias atuais, o projeto da modernidade/colonialidade – projeto que, junto com terras e corpos, busca também colonizar mentes – e a geopolítica do conhecimento têm privilegiado um modo de pensar eurocêntricos. Com isso, muitos “outros” saberes foram e são invisibilizados e subalternizados. Isso não significa, porém, que esses saberes deixam de existir; ao contrário, eles existem há muito tempo e algumas de suas expressões podem ser encontradas, por exemplo, no projeto Amawtay Wasi, no Equador, ou ainda na busca empreendida pela comunidade afrodescendente da região andina por uma etnoeducação. Dessa forma, e lançando mão do paradigma dos estudos decoloniais, este artigo traz uma reflexão crítica sobre o projeto epistêmico da modernidade/colonialidade e a ordenação geopolítica do pensamento crítico assim como sobre o lugar de fala e prática da própria autora.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.