O PROFESSOR DE INGLÊS DE INSTITUTO DE LÍNGUAS, TRABALHO E CONSTITUIÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2006.5348Palavras-chave:
Professor de Inglês, Instituto de Línguas, Globalização, Auto-imagem, Constituição ProfissionalResumo
Este trabalho está inserido na área de formação de professores de língua inglesa e foi realizado em um instituto particular de ensino de inglês. Objetivou investigar (1) a visão de professores de inglês sobre seu trabalho e o fenômeno da globalização e (2) sua auto-imagem e constituição profissional. As reflexões teóricas que guiaram esta investigação incluem a relação entre globalização e educação, a importância do papel do professor enquanto educador, a atitude do profissional diante da língua inglesa, gênero ou cultura profissional e fatores que exercem influência sobre o trabalho do professor. A coleta das informações foi feita por meio de um questionário, que foi respondido por vinte e duas professoras da instituição. A análise das respostas demonstra que as professoras investigadas têm total consciência da relação entre seu trabalho e globalização e da importância do seu papel na formação dos alunos-clientes, na medida em que são elas que os instrumentaliza para a comunicação com o mundo. Além disso, atribuem grande parte da sua constituição profissional às suas próprias experiências sobre aprender e ensinar inglês.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

