A PERCEPÇÃO DE EPÊNTESE VOCÁLICA E DE ACENTO DE PALAVRA NO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA

Autores/as

  • Maria Lucia de Castro Gomes Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Andressa Brawerman Albini Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34336

Palabras clave:

inglês, língua franca, percepção, epêntese, acento

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar dois estudos que investigaram a inteligibilidade da produção de palavras que terminam com o morfema –ed e da produção de palavras pré-proparoxítonas sufixadas por falantes brasileiros. Três grupos de ouvintes, falantes nativos de inglês, falantes brasileiros e falantes não-nativos de inglês e não brasileiros transcreveram sentenças produzidas por brasileiros com diferentes níveis de proficiência em inglês. A inteligibilidade do inglês brasileiro é discutida a partir da perspectiva do Inglês como Lingua Franca (JENKINS, 2000) e de acordo com as proposições da Linguística Probabilística (BOD; HAY; JANEDY, 2003). A grande relevância deste estudo é a contribuição para a pesquisa em segunda língua, especialmente em relação ao núcleo de língua franca e a percepção do inglês de falantes brasileiros.

Biografía del autor/a

Maria Lucia de Castro Gomes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduada em Letras Anglo-Portuguesa pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (1978). Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2002), Doutorado em Letras também pela UFPR, com defesa de tese em 2009. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Materna e Estrangeira, principalmente nos seguintes temas: ensino de língua inglesa e língua portuguesa, aquisição de linguagem, fonologia e pronúncia, psicolinguistica e sociolinguistica. É autora de livros pela Editora IBPEX, na área de linguística e ensino de línguas. Hoje exerce o cargo de Professor Adjunto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR.

Andressa Brawerman Albini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Letras pela mesma universidade (2012), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de pronúncia; acento em língua inglesa; treinamento de percepção; testes de percepção. É professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná em regime de dedicação exclusiva. É coordenadora do Projeto Gralha-Azul financiado pelo edital "Programa de Assistente de Ensino de Língua Inglesa para Projetos Institucionais" (Edital 061/2010) CAPES/Fulbright, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná de 2011 a 2014.

Publicado

2014-08-28

Cómo citar

Gomes, M. L. de C., & Albini, A. B. (2014). A PERCEPÇÃO DE EPÊNTESE VOCÁLICA E DE ACENTO DE PALAVRA NO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA. Revista X, 1(0.2014). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34336