A PERCEPÇÃO DE EPÊNTESE VOCÁLICA E DE ACENTO DE PALAVRA NO INGLÊS COMO LÍNGUA FRANCA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34336Palabras clave:
inglês, língua franca, percepção, epêntese, acentoResumen
Este artigo tem por objetivo apresentar dois estudos que investigaram a inteligibilidade da produção de palavras que terminam com o morfema –ed e da produção de palavras pré-proparoxítonas sufixadas por falantes brasileiros. Três grupos de ouvintes, falantes nativos de inglês, falantes brasileiros e falantes não-nativos de inglês e não brasileiros transcreveram sentenças produzidas por brasileiros com diferentes níveis de proficiência em inglês. A inteligibilidade do inglês brasileiro é discutida a partir da perspectiva do Inglês como Lingua Franca (JENKINS, 2000) e de acordo com as proposições da Linguística Probabilística (BOD; HAY; JANEDY, 2003). A grande relevância deste estudo é a contribuição para a pesquisa em segunda língua, especialmente em relação ao núcleo de língua franca e a percepção do inglês de falantes brasileiros.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.