POR QUE UTILIZAR O FOCO NA FORMA NAS AULAS DE ESPANHOL PARA FALANTES BRASILEIROS?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.28192Palabras clave:
Foco na Forma, Ensino de Espanhol, Abordagem ComunicativaResumen
Este artigo busca justificar a importância do enfoque em questões formais na aula de língua estrangeira, principalmente se tratando de línguas próximas, como é o caso do português e do espanhol. Quanto maior a proximidade linguística maior será a transferência de estruturas entre a língua estrangeira e a materna, os aprendizes sentem, deste modo, a falsa sensação de que aprender / falar espanhol é fácil, devido à proximidade linguística. Além disso, a abordagem comunicativa entendida de maneira equivocada – enfocando unicamente a produção de significado – pode contribuir para a falsa ideia de que aprender espanhol é fácil. Devido ao enfoque único no sentido, a forma, em geral, é deixada de lado e se prioriza a produção, sem levar em conta a qualidade desta produção. O estudo da forma pode dar-se através do Foco na Forma, uma maneira diferente de se abordar itens gramaticais em sala de aula. O trabalho apresenta um aporte teórico sobre o Foco na Forma e foram entrevistadas algumas alunas em relação ao seu posicionamento relativo ao estudo da gramática, a fim de verificar se elas acreditam que o item gramatical pode representar uma ferramenta útil para o desenvolvimento de sua própria proficiência.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

