LITERATURA E ENSINO DE ASPECTOS CULTURAIS NA AULA DE ALEMÃO COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.23052Palavras-chave:
ensino de línguas, estudos culturais, literatura, alemao como língua estrangeiraResumo
Neste artigo apresento uma proposta de ensino de aspectos culturais (Landeskunde) a partir de textos literários na aula de alemão como língua estrangeira. Primeiro trato do conceito de Fremdverstehen e suas implicações para o ensino de aspectos culturais, baseando-me na definição de cultura elaborada por Altmayer (2004; 2006) e nas discussões acerca do Fremdverstehen propostas por ele e por Bredella et al (2000), para refletir sobre o papel que os textos literários podem ocupar num ensino de aspectos culturais que tem como objetivo central estimular nos alunos a reflexão crítica sobre a cultura da língua-alvo e também sobre a própria cultura. Em seguida, apresento uma proposta metodológica cujo objetivo é ensinar o Fremdverstehen através de textos literários de autores que abordam o contato intercultural entre Brasil e países falantes de língua alemã. Por fim, discuto a experiência da aplicação do material com acadêmicos do curso de Letras da UFPR, bem como questionamentos práticos e teóricos surgidos a partir da testagem do material desenvolvido.
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