CONSIDERAÇÕES E OBSERVAÇÕES SOBRE A AUTONOMIA DE APRENDIZES DE FRANCÊS LINGUA ESTRANGEIRA (FLE).
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2008.12600Palabras clave:
autonomia, FLE, formação do professor, estratégias de aprendizagemResumen
No contexto sociointeracionista do ensino/aprendizagem de uma língua estrangeira, busca-se não apenas o desenvolvimento das competências lingüísticas, culturais e textuais; mas, uma focalização da importância do aprendiz no processo, permitindo que ele desenvolva atitudes autônomas na sua aprendizagem. Mas, o que é autonomia na aprendizagem? Há estratégias para desenvolver a autonomia? Qual é o papel do professor nesse contexto? Este trabalho busca discutir essas, dentre outras questões. Os dados foram coletados a partir de observação de aulas e de aplicação de questionários em duas turmas de Francês, de alunos cujos objetivos eram diferentes, mas no mesmo nível de aprendizagem (A1, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas 2001). Com base nas observações das aulas e nas análises dos dados, procuramos identificar quais eram as concepções, crenças e as estratégias utilizadas pelos aprendizes de FLE para, a partir de então, observar o grau de autonomia dos alunos. Após ponderações, apontamos para a necessidade de um estudo que focalizasse as ações pedagógicas do professor no contexto de ensino-aprendizagem de FLE, a fim de observar como suas práticas refletem na construção de comportamentos autônomos por parte de aprendizes.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

