Corpo que fala: O mito da beleza feminina e sua relação com a sexualidade da personagem Alice, de Lygia Fagundes Telles

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.82797

Keywords:

Mulher, Sexualidade, Lygia Fagundes Telles

Abstract

Este artigo apresenta uma análise do conto Emanuel, presente no livro Um coração ardente (1981; 2012), de Lygia Fagundes Telles, tendo como objetivo observar as relações discursivas e conflitos que envolvem a corporeidade e a sexualidade da mulher, representada pela personagem Alice. O quadro teórico é constituído por autores como: Michel Foucault (1988), Naomi Wolf (1992), Judith Butler (2003), Silvia Federici (2004), Andreá Osório (2011) e Losandro Tedeschi (2012). Compreende-se que a protagonista reproduz em seu discurso um sistema sobre dominação masculina, buscando um gozo impedido pela sua virgindade madura. Ao contrapasso, esse gozo se faz na dualidade das palavras.

 

Author Biographies

Jéssica França de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Teoria Literária e Crítica Cultural pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), em que atuou como bolsista CAPES. Graduação em Letras - Português / Literaturas / Inglês pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atuou como bolsista no projeto de Iniciação Científica (PROIC) e no Programa de Iniciação à Docência (PIBID). Suas pesquisas são centradas nos seguintes temas: Literaturas de Língua Inglesa, Orientalismo, Deslocamentos, Literaturas Pós-Coloniais e Crítica Feminista. Atua como professora concursada na Rede Pública de Ensino, ministrando aulas de Língua Inglesa para o segundo segmento do Fundamental II. Também possui um perfil de resenhas literárias, @versoecontroversia.

Adriana de Oliveira Alves Corrêa, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Doutoranda em Teorias da Literatura e Representações Culturais pela Universidade Federal de Juiz de Fora com Bolsa PBPG. Mestra em Teoria Literária e Crítica da Cultura pela Universidade Federal de São João del-Rei (2017), com Bolsa CAPES. Especialista em Literatura pela Universidade de Taubaté (2014) e Graduada em Letras (Português e respectivas literaturas), com Bolsa Mérito, pela mesma instituição (2011). Suas pesquisas são centradas nos seguintes temas: literatura brasileira, indigenismo, ecofeminismo, textualidades indígenas, textualidades de mulheres e poéticas da migraçäo.

Published

2022-03-04

How to Cite

Oliveira, J. F. de, & Corrêa, A. de O. A. (2022). Corpo que fala: O mito da beleza feminina e sua relação com a sexualidade da personagem Alice, de Lygia Fagundes Telles. Revista X, 17(1), 29–43. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i1.82797