Desafios enfrentados na educação de altas habilidades/superdotação durante a pandemia de Covid-19 no aprendizado on-line na Arábia Saudita sob a perspectiva dos alunos e de seus pais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i1.95428Palavras-chave:
Covid-19, Alunos, Altas Habilidades/Superdotação, Aprendizagem AutorreguladaResumo
O objetivo deste artigo foi analisar os desafios na educação de alunos com altas habilidades/superdotação (doravante, AH/SD) durante a pandemia de COVID-19 sobre o aprendizado on-line na Arábia Saudita a partir da perspectiva dos alunos e de seus pais. Os alunos com altas habilidades/superdotação participantes eram (n = 30) e os pais (n = 15). As ferramentas utilizadas para reunir os dados e construir o estudo de caso foram entrevistas semiestruturadas, observações do entrevistador, e notas feitas durante a entrevista. Por codificação in vivo, o processo de codificação foi construído a partir do qual as categorias e seus códigos correspondentes foram criados. Os resultados indicam que o fechamento e o isolamento das escolas levaram os pais de crianças com altas habilidades/superdotação a experienciar uma sobrecarga emocional e a ocorrência de mais conflitos familiares do que o usual. Na aprendizagem autorregulada, as pessoas com altas habilidades/superdotação passaram por mudanças. A COVID-19 interrompeu também as atividades rotineiras e restringiu a circulação livre dos indivíduos, fazendo-os sentir que não estavam fazendo algo importante, resultando em efeitos adversos como distúrbios do sono, depressão, isolamento, frustração e falta de motivação. A maioria dos estudantes AH/SD tem uma visão negativa do aprendizado on-line, considerando-o ineficaz, sem efetividade e conexões.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.