O letramento em avaliação no ensino de inglês aeronáutico: relevância, necessidades e possibilidades

Autores

  • Paula Ribeiro e Souza Instituto de Controle do Espaço Aéreo

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94911

Palavras-chave:

Letramento em avaliação de línguas, Inglês aeronáutico, Análise de necessidades

Resumo

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O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma investigação das necessidades de letramento em avaliação de línguas (LAL) de professores de inglês aeronáutico, bem como seus níveis percebidos de conhecimento sobre a área. Para isso, foi elaborado e aplicado um questionário a professores e instrutores de inglês aeronáutico que atuavam em cursos de línguas nos programas de formação em controle de tráfego aéreo no Brasil. Trinta e oito profissionais responderam ao questionário. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva para identificar lacunas e necessidades prioritárias. Testes não-paramétricos também foram utilizados para identificar diferenças nas respostas de dois perfis distintos de professores: profissionais da carreira de magistério de língua inglesa e controladores de tráfego aéreo com formação em ensino de inglês aeronáutico. Os resultados desta análise visam informar o currículo de um programa de desenvolvimento profissional em LAL voltado para professores de inglês aeronáutico quanto às áreas que devem ser priorizadas de acordo com as especificidades das práticas educacionais locais.

Biografia do Autor

Paula Ribeiro e Souza, Instituto de Controle do Espaço Aéreo

Paula Ribeiro e Souza possui graduação em Letras-Inglês (2005) e Mestrado em Linguística Aplicada (2008), ambos pela Universidade Federal de Minas Gerais, e Doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2018). Ela é atualmente supervisora do Setor de Avaliação em Inglês Aeronáutico do Instituto de Controle do Espaço Aéreo, sendo responsável pelo desenvolvimento, manutenção e aplicação do Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do SISCEAB (EPLIS). Sua tese de Doutorado sobre o efeito retroativo do EPLIS recebeu uma menção honrosa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

Souza, P. R. e. (2024). O letramento em avaliação no ensino de inglês aeronáutico: relevância, necessidades e possibilidades. Revista X, 19(2), 379–406. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94911

Edição

Seção

Dossiê Temático - Avaliação e formação de professores de línguas - vol.19, nº1 - 2024