Aprendendo com a experiência: a formação pós-método no diálogo entre licenciandos e docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94810

Palavras-chave:

Pedagogia Pós-Método, Formação Reflexiva de Professores, Ensino de Línguas Decolonial, Italiano como Língua Estrangeira.

Resumo

 Este artigo é um relato de experiência do trabalho realizado durante a disciplina "Atividades de Estágio: Italiano", parte do currículo de Letras/Italiano da Universidade de São Paulo. Os participantes envolvidos foram a professora da disciplina, os licenciandos matriculados e duas doutorandas que atuaram como monitoras. O trabalho está alinhado aos pressupostos teóricos da perspectiva pós-método e da abordagem decolonial e buscou-se, portanto, partir da realidade sociohistórica dos estudantes e do papel político do ensino de línguas, preconizando a autonomia e a construção de uma prática docente autoral.  Na primeira etapa, os licenciandos realizaram leituras e assistiram a vídeos, produzidos pelas monitoras, com relatos de professores de italiano sobre experiências de ensino crítico. Na segunda etapa, os licenciandos foram convidados a criar atividades para o contexto da rede pública para, em seguida, compartilhá-las com professores da rede pública, a fim de colher sugestões e críticas. Na última etapa, os licenciandos redigiram um texto reflexivo sobre todo o percurso formativo. Os resultados indicam que tanto a prática de elaborar atividades pós-método quanto o diálogo com professores da rede pública são estratégias potencialmente enriquecedoras para o contexto de formação inicial de professores de línguas. 


Biografia do Autor

Gabrielle Cristina Baumann Salvatto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo

Dedica-se ao estudo de italiano como língua e cultura de herança, políticas linguísticas familiares e translinguagem. Doutoranda em Língua, Literatura e Cultura Italianas pela Universidade de São Paulo (USP), concluiu o mestrado em 2018 pela mesma instituição e é graduada em Letras Português-Italiano (2014) pela Unesp de Araraquara. Integrante do Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança - NuCLiH (www.nuclih.com.br). É docente de língua italiana há 10 anos, além de ter colaborado com a produção e veiculação de materiais didáticos para cursos de língua italiana voltados a estudantes brasileiros. 

Fernanda Landucci Ortale, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo

É professora titular em Língua Italiana na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (USP).
É graduada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre e doutora em Linguística Aplicada pela mesma universidade. Suas pesquisas de Mestrado e de Doutorado versam sobre metodologias para a formação inicial de professores de línguas. Sua pesquisa de Pós-Doutorado, realizada na Universidade de Aveiro (2016), em Portugal, focaliza o ensino e a formação de professores de italiano como Língua de Herança na perspectiva pós-método. Publicou  artigos e capítulos de livros sobre a revitalização da língua italiana em contextos de herança e é líder do Grupo de Estudos sobre Língua de Herança no Brasil (GELHE) / CNPq.

Luciana Duarte Baraldi, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, São Paulo

É graduada em Letras (português-italiano) e mestra em Letras (Língua, Literatura e Cultura Italianas) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Atualmente é doutoranda pela mesma instituição. Tem pós-graduação lato sensu em Ensino de Geografia pela PUC-SP, é docente de italiano há 10 anos e profissional da área de editoração (didáticos e sistemas de ensino) há 15 anos. Principais temas de pesquisa: língua de herança, identidade(s) e pertencimento, intercompreensão em línguas românicas, ensino-aprendizagem de italiano no ensino básico público e formação de professores.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

Salvatto, G. C. B., Ortale, F. L., & Baraldi, L. D. (2024). Aprendendo com a experiência: a formação pós-método no diálogo entre licenciandos e docentes. Revista X, 19(2), 518–536. https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94810

Edição

Seção

Dossiê Temático - Avaliação e formação de professores de línguas - vol.19, nº1 - 2024