Concepções e práticas de avaliação em diálogo em cursos de formação de professores/as de inglês em instituições de ensino superior do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94796Palavras-chave:
Avaliação, Formação de professores, Letramento em avaliação, Línguas.Resumo
A avaliação é uma prática rotineira em inúmeros contextos educacionais, embora nem sempre seja realizada com vistas à aprendizagem. Isso ocorre, dentre outros fatores, devido às poucas oportunidades, em cursos de formação de professores/as, para o desenvolvimento do letramento em avaliação em contexto(s) de línguas (LAL). Assim, o objetivo desta pesquisa foi investigar os componentes do LAL que norteiam a práxis de formadoras de professores de inglês em Instituições de Ensino Superior do Paraná. Os dados foram gerados por meio de a) gravações transcritas dos encontros de uma oficina em avaliação, b) da análise documental dos Projetos Pedagógicos (PPs) dos cursos em que atua(va)m as formadoras que participaram da oficina, e c) respostas a um questionário de levantamento de necessidades. Resultados mostram que cinco dos sete PPs abordam os aspectos teóricos, práticos e éticos do LAL, embora, nos ementários, não haja uma disciplina focada em avaliação em línguas. Em sua práxis, as formadoras priorizam os aspectos teóricos e práticos, enquanto os éticos ficam em segundo plano. Portanto, há coerência entre o que os documentos orientam e o que as formadoras realizam na prática, com um leve descompasso nos aspectos éticos, o que reforça a necessidade de formação (continuada) em LAL.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

