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Avaliação de fluência leitora em relação à proposta da BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º ano)

Marília Tereza Generoso Vieira

Resumo


Esta pesquisa é sobre a Avaliação de Fluência Leitora aplicada em 2022, nas classes de 2º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais do Estado de São Paulo.  Observou-se falta de sintonia entre a BNCC (Brasil, 2018) e certas questões dessa Avaliação, o que levou ao objetivo de investigar a relação entre o que foi exigido nas quatro variações dessa Avaliação de Fluência Leitora e a proposta desse documento para o ensino de leitura nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, do tipo documental. Teoricamente, baseia-se na concepção de linguagem como construção sócio-histórica, a partir da perspectiva bakhtiniana, na concepção sociocognitiva de leitura, nos conceitos de fluência de leitura e multiletramentos. Os resultados mostram que a avaliação se baseia em uma concepção de leitura não alinhada aos objetivos de aprendizagem e habilidades prescritos pela BNCC. Não contempla os três quesitos para a avaliação da fluência de leitura, pois se detém apenas em automaticidade e prosódia, deixando de lado a compreensão; não inclui adaptações a estudantes com necessidades especiais, exceto os cegos. Conclui-se que essa Avaliação precisa passar por um processo de reorganização para melhor cumprir o seu propósito.

Palavras-chave


Avaliação; Fluência de leitura; Alfabetização; Base Nacional Comum Curricular.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94526