Avaliação de fluência leitora em relação à proposta da BNCC para os anos iniciais do ensino fundamental (1º e 2º ano)
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94526Palabras clave:
Avaliação, Fluência de leitura, Alfabetização, Base Nacional Comum Curricular.Resumen
Esta pesquisa é sobre a Avaliação de Fluência Leitora aplicada em 2022, nas classes de 2º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais do Estado de São Paulo. Observou-se falta de sintonia entre a BNCC (Brasil, 2018) e certas questões dessa Avaliação, o que levou ao objetivo de investigar a relação entre o que foi exigido nas quatro variações dessa Avaliação de Fluência Leitora e a proposta desse documento para o ensino de leitura nos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Metodologicamente, é uma pesquisa qualitativa, do tipo documental. Teoricamente, baseia-se na concepção de linguagem como construção sócio-histórica, a partir da perspectiva bakhtiniana, na concepção sociocognitiva de leitura, nos conceitos de fluência de leitura e multiletramentos. Os resultados mostram que a avaliação se baseia em uma concepção de leitura não alinhada aos objetivos de aprendizagem e habilidades prescritos pela BNCC. Não contempla os três quesitos para a avaliação da fluência de leitura, pois se detém apenas em automaticidade e prosódia, deixando de lado a compreensão; não inclui adaptações a estudantes com necessidades especiais, exceto os cegos. Conclui-se que essa Avaliação precisa passar por um processo de reorganização para melhor cumprir o seu propósito.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

