O sistema educativo angolano e a formação docente: novo contexto, velhos problemas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v19i2.94376Palavras-chave:
Formação de ProfessoresResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama histórico da educação angolana, enfatizando a importância da formação de professores para a construção de um ensino de qualidade. O sistema angolano vivencia tanto uma carência qualitativa como quantitativa na formação docente, esta realidade apresenta raiz na época colonial do país e continuou após a independência, uma vez que os recursos econômicos foram utilizados em conflitos bélicos internos. Este artigo é fruto de uma pesquisa qualitativa (Lüdke e André, 1986), mais especificamente um estudo de caso que buscou compreender como a formação docente acontece em Angola. A interpretação dos dados ocorreu por meio da articulação de diferentes leituras, entre elas Gatti (2010), Saviani (1997), Samuels (2011) e Zau (2011). Como conclusão, foi possível evidenciar que os problemas vivenciados na educação básica estão articulados, entre outros fatores, à ausência de uma política educacional que contemple a formação docente, a maneira como esta formação vem acontecendo evidencia a busca por uma formação técnica, superficial e voltada apenas para a prática, marcada pela desprofissionalização da docência e a consequente precarização do trabalho do professor.
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