Investigando representações de transitividade do professor-residente em relatos reflexivos da residência pedagógica no curso de Letras Inglês
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.88040Palabras clave:
Programa de Residência Pedagógica, Relatos Reflexivos, Professor-Residente, Língua Inglesa, Sistema de TransitividadeResumen
Dentre os vários componentes da Política Nacional de Formação de Professores instituída em 2018, o Programa de Residência Pedagógica representa um estágio essencial na trajetória profissional de milhares de professores/as (BRASIL, 2018). De modo igualmente importante, por promover a reflexão crítica de sua prática docente em formação, a produção de relatos reflexivos constitui uma ferramenta essencial no processo de formação e acompanhamento dos professores-residentes. A presente pesquisa investiga um conjunto de 30 relatos reflexivos produzidos por um professor-residente durante uma disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Letras-Inglês da UFPB. O objetivo principal é investigar as formas como o professor-residente representa a si mesmo, a outros participantes e atividades pedagógicas em sala de aula durante seu estágio. A pesquisa tem como arcabouço teórico a Linguística Sistêmico Funcional e o Sistema de Transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). O resultado da análise revelou uma maior quantidade de ocorrências de processos materiais, relacionais e mentais de caráter positivo e com o professor-residente atuando, principalmente, como Ator e Experienciador em atividades que proporcionaram seu desenvolvimento profissional. A escrita de relatos reflexivos se mostrou também uma ótima ferramenta para a reflexão e revisitação da prática docente.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

