Investigando representações de transitividade do professor-residente em relatos reflexivos da residência pedagógica no curso de Letras Inglês
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.88040Palavras-chave:
Programa de Residência Pedagógica, Relatos Reflexivos, Professor-Residente, Língua Inglesa, Sistema de TransitividadeResumo
Dentre os vários componentes da Política Nacional de Formação de Professores instituída em 2018, o Programa de Residência Pedagógica representa um estágio essencial na trajetória profissional de milhares de professores/as (BRASIL, 2018). De modo igualmente importante, por promover a reflexão crítica de sua prática docente em formação, a produção de relatos reflexivos constitui uma ferramenta essencial no processo de formação e acompanhamento dos professores-residentes. A presente pesquisa investiga um conjunto de 30 relatos reflexivos produzidos por um professor-residente durante uma disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Letras-Inglês da UFPB. O objetivo principal é investigar as formas como o professor-residente representa a si mesmo, a outros participantes e atividades pedagógicas em sala de aula durante seu estágio. A pesquisa tem como arcabouço teórico a Linguística Sistêmico Funcional e o Sistema de Transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). O resultado da análise revelou uma maior quantidade de ocorrências de processos materiais, relacionais e mentais de caráter positivo e com o professor-residente atuando, principalmente, como Ator e Experienciador em atividades que proporcionaram seu desenvolvimento profissional. A escrita de relatos reflexivos se mostrou também uma ótima ferramenta para a reflexão e revisitação da prática docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

