A mulher no cangaço: Promovendo a leitura literária com cordéis de Ivonete Morais
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85275Palavras-chave:
Cangaço, Ivonete Morais, Leitura literária, Literatura de cordel.Resumo
O presente trabalho é uma proposta de prática pedagógica que tem por objetivo contribuir para a promoção da leitura literária em turmas do ensino fundamental a partir do estudo da literatura de cordel de autoria feminina. Nesse sentido, busca auxiliar na formação crítica dos adolescentes, propiciando-lhes condições de expressão de suas subjetividades e dos seus posicionamentos a respeito dos lugares da mulher na sociedade. Este tema surgiu de questionamentos feitos pelos alunos a partir de uma discussão em sala de aula sobre a Lei Maria da Penha, iniciada pela leitura de um folheto. Motivadas por essa experiência, propomos a leitura de dois cordéis escritos pela cearense Ivonete Morais, que versam sobre as vivências das mulheres no contexto do Cangaço. Em termos metodológicos, nos pautamos na sequência didática sistematizada por Cosson (2007) e, como suporte teórico, elegemos Haurélio (2010), Holanda e Rinaré (2009), Marinho e Pinheiro (2012), Negreiros (2018), entre outros.
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