Metodologias de aprendizagem ativa no ensino de inglês: Crenças de professores em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85260Palavras-chave:
Ensino de Inglês, Formação de Professores, Metodologias AtivasResumo
O presente artigo traz resultados obtidos em uma pesquisa sobre crenças de professores em formação inicial a respeito da implementação de Metodologias de Aprendizagem Ativa (MAA) no ensino de inglês como língua adicional (ILA). Entendemos que, para a formação de professores reflexivos (GIMENEZ, 1999; GIMENEZ et al,.2004; BORGHI et al., 2008), é necessário que sejam exploradas as diferentes metodologias de ensino, levando sempre em conta seu contexto de aplicação (D’ÁVILA, 2008). As MAA apresentam, na contemporaneidade, uma forma de mudar paradigmas arraigados do ensino tradicional, ao adotar como premissa o protagonismo do estudante em seu processo de aprendizagem. Dessa forma, por meio da análise de crenças (BARCELOS, 2007), procuramos investigar no que creem os professores em formação inicial a respeito da utilização das MAA nos contextos de ensino-aprendizagem de ILA. A pesquisa, de natureza qualitativa, consistiu-se em um estudo de casos múltiplos (YIN, 2015), por meio de um questionário de perguntas abertas. As respostas foram analisadas com base na abordagem metacognitiva de investigação sobre crenças, conforme descrita por Barcelos (2001). Os resultados encontrados mostraram que as crenças dos participantes indicam o favorecimento da adoção das MAA nas aulas de ILA por ressaltar a autonomia, a interação e o trabalho colaborativo em sala de aula.
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