Ensino do gênero discursivo como prática social: Por uma didática do gênero enquanto atividade humana concreta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85249

Palavras-chave:

Ensino, Gêneros do discurso, Ato concreto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de língua portuguesa baseado na teoria bakhtiniana do ato responsável. Para isso, partimos das noções de mundo teórico e ato concreto discutidas no ensaio Para uma filosofia do ato responsável. Intentamos demonstrar que no ensino do gênero do discurso é imprescindível a prática concreta do uso da linguagem, o que requer a imersão do aluno no campo de atividade humana do gênero estudado. Como referencial teórico, buscamos apoio em Bakhtin (2011, 2012, 2013), Volóchinov (2017, 2019) e Sobral (2009), entre outros, para orientar nosso percurso teórico. Em nosso trajeto teórico-analítico, procuramos demonstrar com exemplos de práticas de ensino de língua portuguesa que o trabalho com enunciados concretos deve ir além da produção de textos para que seja avaliado pelo professor, fazendo-se necessária a vivência dos discentes em práticas sociais concretas de interação por meio da linguagem em diferentes campos de atividade humana.


Biografia do Autor

Elias Coelho da Silva, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutorando em Lingúistica pelo Programa de Pós-graduação em Linguística da UFPB. Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano.

Pedro Farias Francelino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba

Doutor em Linguística pela UFPE. Professor do Departamento de Língua Portuguesa e Linguística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFPB.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Silva, E. C. da, & Francelino, P. F. (2022). Ensino do gênero discursivo como prática social: Por uma didática do gênero enquanto atividade humana concreta. Revista X, 17(3), 752–772. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85249

Edição

Seção

Artigos para número atemático