Ensino do gênero discursivo como prática social: Por uma didática do gênero enquanto atividade humana concreta
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85249Palabras clave:
Ensino, Gêneros do discurso, Ato concretoResumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de língua portuguesa baseado na teoria bakhtiniana do ato responsável. Para isso, partimos das noções de mundo teórico e ato concreto discutidas no ensaio Para uma filosofia do ato responsável. Intentamos demonstrar que no ensino do gênero do discurso é imprescindível a prática concreta do uso da linguagem, o que requer a imersão do aluno no campo de atividade humana do gênero estudado. Como referencial teórico, buscamos apoio em Bakhtin (2011, 2012, 2013), Volóchinov (2017, 2019) e Sobral (2009), entre outros, para orientar nosso percurso teórico. Em nosso trajeto teórico-analítico, procuramos demonstrar com exemplos de práticas de ensino de língua portuguesa que o trabalho com enunciados concretos deve ir além da produção de textos para que seja avaliado pelo professor, fazendo-se necessária a vivência dos discentes em práticas sociais concretas de interação por meio da linguagem em diferentes campos de atividade humana.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

