Ensino do gênero discursivo como prática social: Por uma didática do gênero enquanto atividade humana concreta
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85249Palavras-chave:
Ensino, Gêneros do discurso, Ato concretoResumo
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de ensino de língua portuguesa baseado na teoria bakhtiniana do ato responsável. Para isso, partimos das noções de mundo teórico e ato concreto discutidas no ensaio Para uma filosofia do ato responsável. Intentamos demonstrar que no ensino do gênero do discurso é imprescindível a prática concreta do uso da linguagem, o que requer a imersão do aluno no campo de atividade humana do gênero estudado. Como referencial teórico, buscamos apoio em Bakhtin (2011, 2012, 2013), Volóchinov (2017, 2019) e Sobral (2009), entre outros, para orientar nosso percurso teórico. Em nosso trajeto teórico-analítico, procuramos demonstrar com exemplos de práticas de ensino de língua portuguesa que o trabalho com enunciados concretos deve ir além da produção de textos para que seja avaliado pelo professor, fazendo-se necessária a vivência dos discentes em práticas sociais concretas de interação por meio da linguagem em diferentes campos de atividade humana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

