Representações de gestores/as da UEL e do IFPR: Uma análise sobre o laboratório integrado de letramentos acadêmico-científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85217

Palavras-chave:

Letramentos Acadêmicos, Representações, Gestores/as, LILA.

Resumo

Este estudo tem como objetivo descrever e interpretar a apreciação de gestores/as da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e do Instituto Federal do Paraná - campus Londrina (IFPR), em relação à proposta do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA). A metodologia é composta pela identificação do movimento de organização temática (BRONCKART, 2008, BULEA, 2010), reconhecendo os Segmentos de Orientação Temática (SOT) e os Segmentos de Tratamento Temático (STT) bem como por codificação provisória (SALDAÑA, 2009) para análise da transcrição do grupo focal. Como resultados, as representações dos/as gestores/as de ambas as instituições apontam para a importância de se desenvolver a leitura, escrita e oralidade na educação superior dos respectivos contextos. Essa pesquisa pode contribuir para ações sobre necessidades institucionais em prol dos letramentos acadêmicos

Biografia do Autor

Isadora Aviles Cabrera Nuvoli Correia, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Isadora Aviles Cabrera Nuvoli Correia é  acadêmico de Letras-Inglês Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Suas pesquisas envolvem a área da linguística aplicada, contribuindo para a formação continuada de professores.

Matheus Gomes Marques de Jesus, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Matheus Gomes Marques de Jesus é professor e acadêmico de Letras-Inglês Licenciatura pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Suas pesquisas envolvem a área da linguística aplicada, contribuindo para produção de materiais que promovam o agir social dos estudantes e a formação continuada de professores.

Vera Lúcia Lopes Cristovão, Universidade Estadual de Londrina - UEL / CNPQ

Professora associada da Universidade Estadual de Londrina ( UEL), membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, membro da Comissão Coordenadora do PPGEL, líder do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) (UEL/CNPq), e pesquisadora do ALTER (USP/CNPq). Possui mestrado e doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL, PUC-SP), com período sanduíche na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, da Universidade de Genebra. Tem estágio de Pós-Doutorado no LAEL-PUC-SP (2007-2008) , e no PPG em Estudos Linguísticos da UFMG (2012). Foi pesquisadora visitante na Universidade da Califórnia, campus de Santa Bárbara, EUA, com bolsa CAPES/FULBRIGHT (out-dez/2012), em nível de pós-doutorado, e pesquisadora visitante na Universidade de Carleton, Canadá (set/2017-fev/2018). É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2013. É editora de textos em português da WACClearinghouse Latin America. É editora da Revista da ANPOLL e coordenadora do GT de Gêneros Textuais/Discursos da ANPOLL. É coordenadora geral do Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmico-Científicos (LILA), no Paraná. Atua na Linguística Aplicada com pesquisas em: gêneros textuais, educação inicial e continuada de professores de línguas, ensino de línguas, letramentos acadêmico-científicos e ambientais.

Marlene Aparecida Ferrarini-Bigareli, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Professora do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Londrina. Possui graduação em Letras Português/Inglês e respectivas Literaturas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1994), mestrado em Estudos da Linguagem pela UEL (2009), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2016), estágio de pós-doutorado no PPGEL - UEL (2020). Participa do grupo de pesquisa Linguagem e Educação da UEL, do grupo de pesquisa LACI - IFPR. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, gênero textual, sequência didática, formação de professores e letramentos acadêmicos. Atua no Laboratório Integrado de Letramentos Acadêmicos-científicos- LILA, sendo uma de suas quatro autoras.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Cabrera Nuvoli Correia, I. A., Marques de Jesus, M. G., Lopes Cristovão, V. L., & Ferrarini-Bigareli, M. A. (2022). Representações de gestores/as da UEL e do IFPR: Uma análise sobre o laboratório integrado de letramentos acadêmico-científicos. Revista X, 17(3), 831–862. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85217

Edição

Seção

Artigos para número atemático