MOOC para formação de professores de Língua Inglesa para ensino on-line em tempos de Ensino Remoto Emergencial
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85121Palavras-chave:
Formação docente, Crenças, Ensino de Língua Adicional, MOOC.Resumo
Ao se deparar com um Ensino Remoto Emergencial (ERE), muitos desafios fizeram-se presentes no cotidiano dos professores, como a utilização de Tecnologias de Comunicação Digital como mediadoras do ensino em meio a uma pandemia. Professores que se sentem despreparados para o emprego de tais tecnologias se voltam a cursos on-line para aprimorar a sua prática. Logo, o presente trabalho busca analisar um MOOC de formação de professores, da plataforma Coursera, e as crenças reproduzidas ali sobre o ensino on-line de Língua Inglesa, buscando traçar relações com o contexto de ERE brasileiro. A metodologia de pesquisa empregada é qualitativa na modalidade investigativa do estudo de caso. Na análise, evidenciou-se que o curso aborda apenas aspectos relacionados a aulas síncronas por meio de videoconferência, deixando de lado, por conseguinte, as demais habilidades da língua além da compreensão e produção oral. O curso ainda reforça o mito do falante nativo como modelo, o que é hoje questionável. Contudo, traz dicas de organização para aulas síncronas e de como analisar as necessidades dos alunos para adequar as práticas docentes. Assim, consideramos que o MOOC analisado pode auxiliar professores iniciantes na docência e é acessível para professores com letramento digital incipiente.
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