Crenças e expectativas acerca da aprendizagem colaborativa de línguas estrangeiras no Teletandem
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85120Palabras clave:
Teletandem, Expectativas, Crenças, Aprendizagem de línguas estrangeiras.Resumen
No processo de ensino-aprendizagem, alunos e professores atuam levando em consideração os seus conhecimentos, expectativas, crenças e suas experiências. Neste artigo, são apresentados resultados de uma investigação qualitativa, de base etnográfica, que teve como objetivo identificar e analisar as expectativas e as crenças iniciais trazidas por três aprendizes de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) acerca da aprendizagem colaborativa, virtual e autônoma de Línguas Estrangeiras (LE) no Teletandem. Os resultados evidenciam que as expectativas e as crenças de Emily e Hellen, professoras de espanhol em formação inicial, foram legitimadas ao longo das sessões de interação, ao visualizarem as atividades telecolaborativas, feitas no par linguístico português -espanhol, como um contexto propício para a aprendizagem de línguas estrangeiras, ao interagirem com alunos argentinos aprendizes de Português como Língua Estrangeira (PLE). Não obstante, percebeu-se, também, que a prática no Teletandem ressignificou algumas expectativas e crenças trazidas por Marta, evidenciando a relevância e a importância do princípio da reciprocidade na aprendizagem colaborativa de LE.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

