Crenças e expectativas acerca da aprendizagem colaborativa de línguas estrangeiras no Teletandem
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85120Palavras-chave:
Teletandem, Expectativas, Crenças, Aprendizagem de línguas estrangeiras.Resumo
No processo de ensino-aprendizagem, alunos e professores atuam levando em consideração os seus conhecimentos, expectativas, crenças e suas experiências. Neste artigo, são apresentados resultados de uma investigação qualitativa, de base etnográfica, que teve como objetivo identificar e analisar as expectativas e as crenças iniciais trazidas por três aprendizes de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE) acerca da aprendizagem colaborativa, virtual e autônoma de Línguas Estrangeiras (LE) no Teletandem. Os resultados evidenciam que as expectativas e as crenças de Emily e Hellen, professoras de espanhol em formação inicial, foram legitimadas ao longo das sessões de interação, ao visualizarem as atividades telecolaborativas, feitas no par linguístico português -espanhol, como um contexto propício para a aprendizagem de línguas estrangeiras, ao interagirem com alunos argentinos aprendizes de Português como Língua Estrangeira (PLE). Não obstante, percebeu-se, também, que a prática no Teletandem ressignificou algumas expectativas e crenças trazidas por Marta, evidenciando a relevância e a importância do princípio da reciprocidade na aprendizagem colaborativa de LE.
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