O bilinguismo e o ensino da leitura em L2: Fomentando a geração de inferências na língua inglesa na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85060

Palavras-chave:

Bilinguismo, Geração de inferências, Fases de leitura.

Resumo

O bilinguismo amplia o universo cultural dos alunos através da L2. A aprendizagem da leitura é de grande importância para esse processo, sendo a geração de inferências fundamental para a compreensão leitora. Em geral, o trabalho pedagógico em L2 ainda carece de embasamento teórico sobre os aspectos cognitivos da leitura (FLORY; SOUZA, 2009). Partindo-se dessas constatações, este estudo debruça-se na análise de teorias que versam sobre a formação do leitor em língua inglesa (L2) em interface com a geração de inferências e a estruturação das aulas de leitura na educação básica em fases (pré-leitura, leitura e pós-leitura), auxiliando nesse processo (GAGNÉ ET AL., 1993; TOMITCH, 2009; CHIKALANGA, 1992). Nesse estudo exploratório discutimos como a Pré-leitura pode auxiliar os alunos na geração de inferências pragmáticas, através da ativação e uso do seu conhecimento prévio. A Leitura propriamente dita possibilita a geração de inferências proposicionais, pois há o trabalho com o conteúdo semântico do texto. A Pós-leitura propicia a conexão entre o conteúdo do texto e a realidade do estudante, auxiliando na geração de inferências pragmáticas. Em linhas gerais, as fases de leitura como aporte na geração de inferências podem auxiliar na formação do leitor em língua inglesa (L2).

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

de Andrade Neves, P., & Braga Tomitch, L. M. (2022). O bilinguismo e o ensino da leitura em L2: Fomentando a geração de inferências na língua inglesa na educação básica. Revista X, 17(3), 888–906. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.85060

Edição

Seção

Artigos para número atemático