Literatura surda na/da Amazônia: A floresta como espaço de vivência da diferença

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.84925

Palavras-chave:

Literatura Surda, Amazônia, Pós-colonialismo.

Resumo

A literatura surda, conforme Karnopp (2006) e Mourão (2011), constituem produções culturais apresentando as vivências e experiências dos surdos. Nessa literatura encontramos a perspectiva positiva dos surdos que, em sua condição, é representada em suas especificidades e diferenças linguístico-culturais, possibilitando assim, novas formas de representação. Esse estudo se propôs investigar as produções literárias do povo surdo na região amazônica, identificando aspectos descolonizadores e marcações que caracterizam a literatura amazônica em duas de suas produções presentes na obra: Onze histórias e um segredo desvendando as lendas amazônicas de Taísa Aparecida Carvalho Sales (2016). Utilizamos a abordagem crítica dos estudos pós-coloniais na literatura e os estudos sobre literatura amazônica. Os resultados apontam que a  literatura surda produzida na região amazônica, apresenta em suas produções a floresta e o rio como parte do espaço literário. A visualidade, característica da literatura amazônica, se aproxima do artefato cultural do povo surdo: experiências visuais. A diferença é algo incorporado pelas personagens, apresentando um contradiscurso, descolonizando práticas preconceituosas e excludentes em relação ao surdo.

Biografia do Autor

Larissa Gotti Pissinatti, Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho- RO.

Doutora em Educação (Universidade Estadual de Maringá). Mestre em Estudos Literários (Universidade Federal de Rondônia). Professora efetiva lotada no Departamento de Língua Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia, campus Porto Velho – RO. Vice-líder do Grupo de pesquisa - Letramento literário: pesquisas de narrativas da/na Amazônia/UNIR/ CNPq.

Sonia Maria Gomes Sampaio, Universidade Federal de Rondônia

Professora Associada da Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Cursou Graduação em Letras/UNIR, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Doutorado em Educação Escolar no eixo de Gestão e Políticas Pública pela Universidade Estadual Paulista (2010). Atualmente é Pós-doutoranda pela Universidade Federal de Roraima-UFRR. Participa do Programa do Mestrado Acadêmico em Letras e do Mestrado Acadêmico em Estudos Literários.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Pissinatti, L. G., & Sampaio, S. M. G. (2022). Literatura surda na/da Amazônia: A floresta como espaço de vivência da diferença. Revista X, 17(3), 1109–1123. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i3.84925

Edição

Seção

Artigos para número atemático