“Florescer da consciência plurilíngue”: A intercompreensão na formação do estudante de Letras
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i2.83774Palavras-chave:
Intercompreensão de Línguas Românicas, Abordagens Plurais, Plurilinguismo, Formação de ProfessoresResumo
O objetivo deste artigo é apresentar uma experiência de aplicação das abordagens plurais no ensino superior: a disciplina Intercompreensão em Línguas Românicas para alunos do curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP). Trazemos um panorama da inserção da disciplina de Intercompreensão em diferentes instituições de ensino superior brasileiras e, em seguida, a sua situação na USP. Apoiando-nos nas bases da Intercompreensão como abordagem didática (ALARCÃO et al., 2009; DE CARLO; ANQUETIL, 2019), o programa proposto para o 1º semestre de 2021 foi organizado em três módulos: sensibilização, panorama multilíngue brasileiro e a “viagem” por doze línguas românicas. A fim de compreender os impactos do contato com a abordagem intercompreensiva, analisamos trechos da Reflexão final individual solicitada ao final da disciplina. Os resultados apontam a Intercompreensão como vetor de transformações na autopercepção dos estudantes como sujeitos plurilíngues, em suas concepções sobre o ensino-aprendizagem de línguas e de suas representações sobre a família das línguas românicas.
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