O contexto multilíngue e a aquisição da linguagem em uma comunidade cigana Calon
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v17i2.83769Palavras-chave:
Plurilinguismo, Aquisição da Linguagem, Culturas Ciganas CalonResumo
Neste trabalho, pretendemos apresentar o contexto multilíngue no período de aquisição da linguagem em uma comunidade cigana Calon. Metodologicamente, optamos por um estudo de campo qualitativo e longitudinal com duração de oito meses. O corpus foi constituído a partir de cenas de interação entre adultos e duas crianças em uma comunidade cigana que faz uso do português, chibi de calon, de uma língua de sinais específica e gestos emblemáticos para interagir. Teoricamente, nos apoiamos em Bakhtin (2011 [1952/3]; 2015 [1934/6) para defendermos uma concepção dialógica de língua, bem como na ideia de que gesto e fala compõem uma única matriz de significação e que há estreita relação entre gesto e cultura, conforme discutem McNeill (2000, 2006), Kendon (2000) e Kita (2009). Os dados analisados apontam para aquisição plurilíngue evidenciada por meio da presença de elementos das três línguas nos enunciados das interações das díades ‘adulta ouvinte - criança ouvinte’ e ‘adulta surda - criança ouvinte’; as palavras jurin/juron e o emblema que as acompanha evidencia nuances da inserção da criança no horizonte axiológico da comunidade cuja base é a alteridade Calon-juron.
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