O contexto multilíngue e a aquisição da linguagem em uma comunidade cigana Calon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v17i2.83769

Palavras-chave:

Plurilinguismo, Aquisição da Linguagem, Culturas Ciganas Calon

Resumo

Neste trabalho, pretendemos apresentar o contexto multilíngue no período de aquisição da linguagem em uma comunidade cigana Calon. Metodologicamente, optamos por um estudo de campo qualitativo e longitudinal com duração de oito meses. O corpus foi constituído a partir de cenas de interação entre adultos e duas crianças em uma comunidade cigana que faz uso do português, chibi de calon, de uma língua de sinais específica e gestos emblemáticos para interagir. Teoricamente, nos apoiamos em Bakhtin (2011 [1952/3]; 2015 [1934/6) para defendermos uma concepção dialógica de língua, bem como na ideia de que gesto e fala compõem uma única matriz de significação e que há estreita relação entre gesto e cultura, conforme discutem McNeill (2000, 2006), Kendon (2000) e Kita (2009). Os dados analisados apontam para aquisição plurilíngue evidenciada por meio da presença de elementos das três línguas nos enunciados das interações das díades ‘adulta ouvinte - criança ouvinte’ e ‘adulta surda - criança ouvinte’; as palavras jurin/juron e o emblema que as acompanha evidencia nuances da inserção da criança no horizonte axiológico da comunidade cuja base é a alteridade Calon-juron.

Biografia do Autor

Marilene Gomes de Sousa Lima, Universidade Federal da Paraíba

Mestre e Doutoranda em Linguística (PROLING) pela Universidade Federal da Paraíba (Linha: Aquisição da Linguagem e Processamento Linguístico). Especialista em Língua Portuguesa UFCG/CFP 2016. Graduada em Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG- Centro de Formação de Professores. Possui experiência como professora na área de linguagem, códigos e suas tecnologias. É membro do Laboratório de Aquisição da Fala e da Escrita (LAFE/UFPB)do Grupo de pesquisa linguagem, enunciação e interação e tem interesse nos temas Aquisição da Linguagem, Aquisição da linguagem X Culturas Ciganas, Interação adulto-criança, Atenção Conjunta, Multimodalidade, Relação entre Gesto e Cultura, bem como nos estudos sobre Alfabetização e Letramento, letramentos étnico-raciais. Atualmente é aluna regular na Pós-graduação em Linguística (PROLING) da Universidade Federal da Paraíba no nível de Doutorado e mãe/cuidadora dos gêmeos Ravi e John de 4 anos.

Marcilânia Gomes de Alcântara Figueiredo, Secretaria Municipal de Educação. UNOPAR.

Cigana da etnia Calon, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande (2010), Curso de Especialização em Neuroaprendizagens e Práticas Pedagógicas pela Universidade do Norte do Paraná(UNOPAR)(2020), cursando atualmente segunda Licenciatura em Educação Física. Atualmente é professora de Educação Básica I da Prefeitura Municipal de Sousa e atua realizando palestras e apresentações culturais sobre o tema Cultura Cigana . Executa na Escola Municipal Irmã Maria Iraides o projeto "As diversas cores da minha cultura" , que trata da identidade da criança cigana através de contos ciganos produzidos a partir das histórias ouvidas na comunidade cigana . Por fazer parte dessa minoria ética e entender que o preconceito e discriminação podem ser amenizados ,uma vez que, a sociedade tome o real conhecimento do que é ser cigano desenvolve alguns projetos sociais em sua comunidade , a Comunidade Cigana de Sousa como : aulas de dança, atividades recreativas e reforço escolar com introdução a língua chibi( língua falada entre os povos calons

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Publicado

2022-07-28

Como Citar

Lima, M. G. de S., & Figueiredo, M. G. de A. (2022). O contexto multilíngue e a aquisição da linguagem em uma comunidade cigana Calon. Revista X, 17(2), 553–587. https://doi.org/10.5380/rvx.v17i2.83769