Letramento crítico e ensino de língua inglesa: Investigando a construção da competência crítica de aprendizes a partir da leitura do conto “The Ugly Duckling”
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82315Palavras-chave:
Letramento Crítico, Conto, Projeto Pedagógico, BullyingResumo
Este trabalho trata-se de uma narrativa de experiência, vivenciada e fundamentada na implementação do projeto pedagógico “The different is not ugly”. Com esta pesquisa pretendemos compreender se e como foi possível desenvolver a competência crítica de aprendizes de língua inglesa, partindo da leitura de uma adaptação do conto de fadas The ugly duckling, originalmente escrito por Hans Christian Andersen. Para tanto, nos ancoramos numa concepção crítica de língua como discurso (FAIRCLOUGH, 2008), de texto como uma construção multimodal (ROJO, 2019) e da experiência de aprendizagem como uma possibilidade de letramento crítico, organizada metodologicamente num ciclo de redesign de textos (JANKS, 2010). Em termos metodológicos, o presente estudo segue uma orientação qualitativa e configura-se como uma pesquisa-ação. Participaram do projeto alunos do 9º ano de uma escola pública municipal, localizada na zona rural da cidade Apodi-RN. O desenvolvimento da prática deu-se em formato remoto, tendo em vista a situação pandêmica atual. A partir dessa experiência pedagógica pudemos observar que as tarefas desenvolvidas no decorrer do projeto colaboraram para o desenvolvimento da criticidade dos aprendizes, ao passo que os participantes se locomoviam dos sentidos literais para os sentidos ideológicos dos textos, conseguindo enxergar e debater sobre situações reais, mesmo tendo como base enquadramentos ficcionais da história “The ugly duckling”.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.