Formação crítica de professores de língua inglesa: A pós-memória como resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82270

Palavras-chave:

Formação de professores, Pós-memória, Resistência

Resumo

Neste trabalho focalizaremos especificamente a influência de eventos históricos na formação do professor de línguas a partir do conceito de pós-memória, termo cunhado por Mariane Hirsch para descrever a experiência de uma segunda geração em relação a eventos históricos traumáticos vivenciados pela geração anterior. No Brasil, o Golpe Militar de 1964 e os 20 anos de ditadura que se seguiram ainda impactam todas as áreas da nossa vida, incluindo a educação e o ensino de línguas. Utilizar a memória para ajudar no enfrentamento e na problematização de acontecimentos históricos pode criar espaço para uma educação, incluindo a formação de professores, que tenta evitar os erros do passado e busca construir um futuro melhor. Por meio de geração e análise de dados de cunho qualitativo, relatamos um estudo com professores de língua inglesa atuantes em diversos contextos. Narrativas escritas das experiências dos participantes compõem os dados desta pesquisa. Com base nos resultados, vemos o potencial da pós-memória para promover consciência crítica sobre eventos históricos, fazendo uso das influências sociais, culturais e históricas na formação de professores e problematizando a relação entre histórias de vida, memória e pós-memória como ferramentas para resistência e educação crítica.

Biografia do Autor

Andrea Machado de Almeida Mattos, Universidade Federal de Minas Gerais

Andréa Machado de Almeida Mattos é graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), possui Especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo (USP), com período de Doutorado Sanduiche pela University of Manitoba. É Professora da Faculdade de Letras da UFMG desde 2002.

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Publicado

2021-12-03

Como Citar

Coura, M. A., & Mattos, A. M. de A. (2021). Formação crítica de professores de língua inglesa: A pós-memória como resistência. Revista X, 16(6), 1614–1631. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82270

Edição

Seção

Artigos para número atemático