Nexos de internacionalização e língua inglesa à luz do paradigma do racismo epistêmico: O caso do Future-se

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82241

Palavras-chave:

Internacionalização, Política Linguística, Racismo Epistêmico, Ensino de línguas.

Resumo

Este artigo tem por finalidade analisar e discutir aspectos acerca dos nexos entre Internacionalização, Política Linguística, ensino de línguas e o racismo epistêmico. Nesta perspectiva, analisaremos os parâmetros relativos às propostas do Future-se (BRASIL, 2020a), para refletir de que forma o impacto da medida ao ensino de línguas reforça o racismo epistêmico na Internacionalização do Ensino Superior, observando a língua em primeiro lugar, além de aspectos como migração e ideia de qualidade do ensino superior público brasileiro. O foco de análise aqui delineado visa observar a colonialidade por trás da língua, e como esta atua no domínio colonial, em sua naturalização homogeneizante (NASCIMENTO, 2020), e como disto decorre certa idealização das línguas e das identidades por ela moldadas. Com isso, pretendemos provocar o debate epistêmico no próprio seio de campos como políticas linguísticas, ensino-aprendizagem de línguas, estudos de tradução, formação de professores, dentre outros.

 

Biografia do Autor

Nicolas de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Londrina Universidade Estadual de Santa Cruz Programa o Paraná Fala Idiomas

Formado em Letras/Inglês UEL 2019

Professor do programa o PAraná fala Idiomas 2019-2021

Mestrando PPGL-UESC na linha "Racismo e Linguagem" 2021-2022

Gabriel Nascimento, Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), tendo recebido o título de mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Concluiu a graduação em Letras Inglês Português pela Universidade Estadual de Santa Cruz. É professor de Língua Inglesa/Ensino de Línguas/Campo da Educação na Universidade Federal do Sul da Bahia, Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro-BA, tendo sido Visiting Scholar na University of Pennsylvania, Estados Unidos. 

Maria D'Ajuda Alomba Ribeiro, Universidade Federal de Roraima

Possui graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1986), graduação em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1993), graduação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Especializados e Psicanalíticos (2018) e doutorado em Lingüística Aplicada pela Universidade de Alcalá, Departamento de Filologia (2005). Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Letras: linguagens e Representações, da Universidade Estadual de Santa Cruz; e Professora Visitante da Universidade Federal de Roraima, bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Santos, N. de O., Nascimento, G., & Alomba Ribeiro, M. D. (2021). Nexos de internacionalização e língua inglesa à luz do paradigma do racismo epistêmico: O caso do Future-se. Revista X, 16(6), 1528–1551. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82241

Edição

Seção

Artigos para número atemático