A (delicada) noção de intencionalidade na atenção conjunta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82217

Palabras clave:

Intencionalidade, Atenção Conjunta, Interação.

Resumen

Compreender a presença da intencionalidade nas ações de crianças em aquisição da linguagem tem sido apontado por pesquisadores a exemplo de Melo (2015), Costa Filho (2016), Ávila-Nóbrega (2017), dentre outros, como um desafio para a discussão deste conceito dentro dos estudos sobre atenção conjunta. Desse modo, o objetivo deste artigo é discutir a noção de intencionalidade comunicativa presente em contextos de atenção conjunta. Primeiramente, destacamos as contribuições teóricas de Bruner (1975; 1983) e Tomasello (2003) a respeito da teoria da atenção conjunta, entendendo-a com um processo interativo que se consolida durante o primeiro ano de vida das crianças. Em seguida, discutimos a noção de intencionalidade apresentada especialmente por Tomasello e Carpenter (2007). Considerando que essa noção é delicada do ponto de vista teórico e analítico, propomos, a partir do conceito de Beaugrande e Dressler (1981), uma perspectiva para a compreensão da intencionalidade em cenas de atenção conjunta. Após isso, trazemos dois exemplos de interações de atenção conjunta coletados em diferentes contextos interativos com crianças para discutir a noção de intencionalidade por meio da perspectiva proposta. Percebemos, por fim, que a intencionalidade comunicativa dentro da atenção conjunta parece apontar para escolhas e ações realizadas pela criança para atingir um objetivo dentro da interação.  

Biografía del autor/a

José Moacir Soares Costa Filho, IFPB

Professor efetivo do IFPB, campus João Pessoa. Atua como docente no Curso de Licenciatura em Letras da Instituição. Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling) da Universidade Federal da Paraíba. Possui Mestrado em Linguística e Licenciatura em Letras pela mesma Universidade.

Publicado

2021-12-03

Cómo citar

Costa Filho, J. M. S. (2021). A (delicada) noção de intencionalidade na atenção conjunta. Revista X, 16(6), 1460–1475. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.82217

Número

Sección

Artigos para número atemático