10 anos do IFA-FIVU: Uma história tecida a muitas mãos
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81472Palavras-chave:
Ensino-Aprendizagem de Línguas, Formação de professores, Linguística Aplicada, Extensão universitária, Políticas Linguísticas, SociointeracionismoResumo
A internacionalização das instituições públicas de ensino superior tem sido um importante desafio diante de um processo de globalização do consumo e das comunicações, que criou diferentes formas de socialização tornando urgente compreendermos seus efeitos sobre vários aspectos da vida social, em especial dos anos de vida acadêmica dos nossos estudantes. Portanto é preciso refletir sobre os modos como os discursos se organizam, muitas vezes reiterando ideologias hegemônicas, regulando performances identitárias e naturalizando relações de poder. Esses dez anos de práticas e de formação docente nos impelem a um momento de reflexão sobre os avanços, as fragilidades, os desafios e as conquistas alcançadas na docência, na academia, nas ciências, e também sobre o momento sócio-histórico-político que vivemos. Esse é o propósito deste dossiê: abrir espaço para que aqueles que vivenciaram, como parte de seu cotidiano formativo, as ações do projeto, possam realizar uma reflexão sobre os aspectos linguísticos, culturais, identitários e institucionais que os afetaram nesse período. Esperamos que essas reflexões tragam para os leitores a possibilidade de conhecer esse trabalho extensionista e formativo em suas mais variadas facetas, ajudando assim a compor um amplo espectro de possibilidades de atuação nas áreas de educação, linguística aplicada e formação de professores.
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