10 anos do IFA-FIVU: Uma história tecida a muitas mãos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81472

Palavras-chave:

Ensino-Aprendizagem de Línguas, Formação de professores, Linguística Aplicada, Extensão universitária, Políticas Linguísticas, Sociointeracionismo

Resumo

A internacionalização das instituições públicas de ensino superior tem sido um importante desafio diante de um processo de globalização do consumo e das comunicações, que criou diferentes formas de socialização tornando urgente compreendermos seus efeitos sobre vários aspectos da vida social, em especial dos anos de vida acadêmica dos nossos estudantes. Portanto é preciso refletir sobre os modos como os discursos se organizam, muitas vezes reiterando ideologias hegemônicas, regulando performances identitárias e naturalizando relações de poder. Esses dez anos de práticas e de formação docente nos impelem a um momento de reflexão sobre os avanços, as fragilidades, os desafios e as conquistas alcançadas na docência, na academia, nas ciências, e também sobre o momento sócio-histórico-político que vivemos. Esse é o propósito deste dossiê: abrir espaço para que aqueles que vivenciaram, como parte de seu cotidiano formativo, as ações do projeto, possam realizar uma reflexão sobre os aspectos linguísticos, culturais, identitários e institucionais que os afetaram nesse período. Esperamos que essas reflexões tragam para os leitores a possibilidade de conhecer esse trabalho extensionista e formativo em suas mais variadas facetas, ajudando assim a compor um amplo espectro de possibilidades de atuação nas áreas de educação, linguística aplicada e formação de professores.

Biografia do Autor

Deise Cristina de Lima Picanço, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Deise Picanço é Formada em Letras Português/ Espanhol (1995), Mestre em Educação (2001) e Doutora em Letras (2006) pela UFPR - Universidade Federal do Paraná. Atualmente trabalha na área de formação de professores, especialmente com o ensino de Línguas Neolatinas, e realiza pesquisas sobre os seguintes temas: Metodologia de ensino de línguas, História do ensino de línguas no Brasil, Análise do discurso sobre a língua e seu ensino, Análise e Produção de Materiais didáticos. Seus principais referenciais teóricos são a Linguística Aplicada, o Círculo de Bakhtin e a Análise do Discurso Francesa. É professora do Curso de Letras e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR, linha Linguagem, Corpo e Estética e participa do Grupo de Pesquisa NPPD sobre publicações didáticas, Labelit/UFPR e do Grupo de Pesquisa NELID/PIPGLA/UFRJ. Foi Chefe do Departamento de Teoria e Prática de Ensino de 2006 a 2008. De 2010 a 2013 esteve no cargo de Vice-Diretora do Setor de Educação/UFPR. Foi coordenadora de gestão do PIBID/UFPR entre 2011 e 2013. Por 4 anos exerceu o cargo de Pró- Reitora de Extensão e Cultura na UFPR- 2013-2016. Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná/APEEPR - gestão 2012/2013. Entre 2015 e 2018, Coordenou o Projeto de Extensão Formação em Línguas para Fins Acadêmicos. No ano de 2017 coordenou o Projeto PIBID Espanhol da UFPR. Em 2019, realizou Pós-doutorado no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ.

Angela Maria Hoffmann Walesko, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

É graduada em Letras pela Universidade Federal do Paraná (1995), especialista em Língua Inglesa pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000), em Administração com ênfase em Atividades Escolares pela FAE Business School (2003), Mestre (2006) e Doutora em Letras (2019) na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Paraná. Atuou como professora na Educação Básica  e na Educação Superior  em cursos de graduação e pós-graduação em Letras. Na UFPR atuou como professora substituta no Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DELEM) e é professora adjunta no Departamento de Teoria e Prática de Ensino do Setor de Educação da UFPR desde 2016, onde coordena os projetos de extensão "Professores sem fronteiras: formação inicial e continuada em línguas estrangeiras e adicionais" e  "Formação em Idiomas para Vida Universitária" e desenvolve a pesquisa intitulada "Internacionalização, novas tecnologias e Formação Docente para a Educação do Século XXI" . Também atuou na coordenação pedagógica do Núcleo de Inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras da UFPR (IsF -UFPR). Tem experiência na área de Educação e de Formação Continuada de professores, de orientação e avaliação de trabalhos científicos e de escrita e edição de materiais didáticos.

Julio Marques, Faculdade Educacional da Lapa, Curitiba, Paraná

Júlio Marques. Licenciado (2016) e mestre (2020) em Letras pela UFPR, atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma instituição, vinculado à linha de pesquisa Linguagem, Corpo e Estética na Educação (LiCorEs).

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Publicado

2021-07-26

Como Citar

Picanço, D. C. de L., Walesko, A. M. H., & Marques, J. (2021). 10 anos do IFA-FIVU: Uma história tecida a muitas mãos. Revista X, 16(4), 985–990. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81472