Análise de dois programas (UFPR e USP) de formação de estudantes de francês com objetivos universitários (FOU): Concepções, conteúdos e modalidades
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81368Palavras-chave:
Idioma para Fins Acadêmicos, IFA, Francês como Língua Estrangeira, FLE, Francês com Objetivos Universitários, FOU.Resumo
A partir do contexto vivenciado entre os anos de 2009 e 2012 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), objetiva-se neste artigo compreender de que formas os cursos de língua francesa ministrados no Projeto Formação em Línguas para Fins Acadêmicos (IFA) contemplavam as expectativas de outros cursos identificados como Francês com Objetivos Universitários (FOU). Inicialmente identificam-se duas grandes tendências nesse movimento, que orientam o ensino de línguas a partir das necessidades de interações socioverbais dos aprendizes, por meio do ensino de LE que privilegia determinadas habilidades comunicativas e/ou determinados contextos de interação. Em seguida, analisam-se os programas de duas propostas de curso, nessa modalidade, oferecidos em duas universidades brasileiras entre os anos de 2011 e 2012: Formação em Francês para fins acadêmicos, na UFPR, e Francês para Objetivo Universitário, na USP. Em considerações finais relata-se a importância de cursos voltados especificamente ao público universitário e a singularidade dos cursos de FOU no âmbito do IFA, que já era evidente naquele período.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

