Análise de dois programas (UFPR e USP) de formação de estudantes de francês com objetivos universitários (FOU): Concepções, conteúdos e modalidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81368

Palavras-chave:

Idioma para Fins Acadêmicos, IFA, Francês como Língua Estrangeira, FLE, Francês com Objetivos Universitários, FOU.

Resumo

A partir do contexto vivenciado entre os anos de 2009 e 2012 na Universidade Federal do Paraná (UFPR), objetiva-se neste artigo compreender de que formas os cursos de língua francesa ministrados no Projeto Formação em Línguas para Fins Acadêmicos (IFA) contemplavam as expectativas de outros cursos identificados como Francês com Objetivos Universitários (FOU). Inicialmente identificam-se duas grandes tendências nesse movimento, que orientam o ensino de línguas a partir das necessidades de interações socioverbais dos aprendizes, por meio do ensino de LE que privilegia determinadas habilidades comunicativas e/ou determinados contextos de interação. Em seguida, analisam-se os programas de duas propostas de curso, nessa modalidade, oferecidos em duas universidades brasileiras entre os anos de 2011 e 2012: Formação em Francês para fins acadêmicos, na UFPR, e Francês para Objetivo Universitário, na USP. Em considerações finais relata-se a importância de cursos voltados especificamente ao público universitário e a singularidade dos cursos de FOU no âmbito do IFA, que já era evidente naquele período.

Biografia do Autor

Deise Cristina de Lima Picanço, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Teoria e Prática de Ensino DTPEN

Deise Picanço é Formada em Letras Português/ Espanhol (1995), Mestre em Educação (2001) e Doutora em Letras (2006) pela UFPR - Universidade Federal do Paraná. Atualmente trabalha na área de formação de professores, especialmente com o ensino de Línguas Neolatinas, e realiza pesquisas sobre os seguintes temas: Metodologia de ensino de línguas, História do ensino de línguas no Brasil, Análise do discurso sobre a língua e seu ensino, Análise e Produção de Materiais didáticos. Seus principais referenciais teóricos são a Linguística Aplicada, o Círculo de Bakhtin e a Análise do Discurso Francesa. É professora do Curso de Letras e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR, linha Linguagem, Corpo e Estética e participa do Grupo de Pesquisa NPPD sobre publicações didáticas, Labelit/UFPR e do Grupo de Pesquisa NELID/PIPGLA/UFRJ. Foi Chefe do Departamento de Teoria e Prática de Ensino de 2006 a 2008. De 2010 a 2013 esteve no cargo de Vice-Diretora do Setor de Educação/UFPR. Foi coordenadora de gestão do PIBID/UFPR entre 2011 e 2013. Por 4 anos exerceu o cargo de Pró- Reitora de Extensão e Cultura na UFPR- 2013-2016. Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná/APEEPR - gestão 2012/2013. Entre 2015 e 2018, Coordenou o Projeto de Extensão Formação em Línguas para Fins Acadêmicos. No ano de 2017 coordenou o Projeto PIBID Espanhol da UFPR. Em 2019, realizou Pós-doutorado no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ.

Paula Tatyane Cardozo Stemberg, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Mestranda em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Opet (UniOpet). Licenciada em Letras - Francês pela UFPR. Atualmente pesquisa Tributação sobre a Propriedade e Direito Tributário Comparado. Bolsista (CAPES/PROEX - 2019/2021). Membro do Núcleo de Pesquisa de Direito Tributário e Empresarial (NPDTE) - UFPR/PPGD/CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Tributação, Complexidade e Desenvolvimento (TAXPUC) - PUC-PR/PPGD/CNPq. Advogada e Pesquisadora. Membro julgador da Junta de Recursos Administrativos e Tributários (JRAT/CMC) da Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC).

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Picanço, D. C. de L., & Stemberg, P. T. C. (2021). Análise de dois programas (UFPR e USP) de formação de estudantes de francês com objetivos universitários (FOU): Concepções, conteúdos e modalidades. Revista X, 16(4), 1160–1187. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i4.81368