Intelligibility of English regular verbs in the past tense: A study with Brazilian listeners and speakers of different L1s

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i5.81312

Palavras-chave:

Speech intelligibility, -ed morphemes, English Pronunciation, Brazilian Listeners.

Resumo

This study investigated the intelligibility of regular verbs in the past produced by eight speakers of English whose first language (L1) were English, German, Spanish, or Brazilian Portuguese. Fourteen Brazilian learners of English participated as listeners and orthographically transcribed sentences produced by the speakers in two intelligibility tests. Acoustic analysis of the productions revealed that some verbs were produced in a non-target like form, but all productions were kept in the intelligibility tests in order to reflect the variability of input received by Brazilian learners of English. The orthographic transcriptions were analyzed and classified as intelligible (when transcriptions matched the form produced by the speaker), other verb forms (when transcriptions matched the verb produced, but in a different tense or form), and breakdowns in communication (when transcriptions mismatched the target verb or when the verb or the entire sentence was not transcribed). Results reveal that the number of intelligible verbs increased from the first to the second intelligibility test. The number of other verb forms decreased, and the number of breakdowns remained quite similar across the two tests. Results also indicate that speakers’ L1, listeners’ lack of familiarity with speakers’ accent and English pronunciation, as well as test conditions possibly influenced the intelligibility of verbs ending in -ed by Brazilian listeners.

Biografia do Autor

Fernanda Delatorre, UFSC

Doutora em Inglês, área de concentração de Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Letras/Inglês e Literatura Correspondente (2006) pelo PPGI/UFSC. Também é bacharel e licenciada em Ciências Biológicas (1996) e Letras Inglês (2003 e 2009) pela UFSC. É membro do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira (NUPFFALE) da UFSC. Suas áreas de interesse são ensino e aprendizagem da língua inglesa, com ênfase no estudo da pronúncia, produção, percepção, inteligibilidade e compreensibilidade do inglês pelos aprendizes brasileiros, bem como no uso da tecnologia para o ensino de línguas e formação de professores. Atualmente é servidora técnica-administrativa em educação lotada na Coordenadoria de Avaliação e Apoio Pedagógico da Pró-Reitoria de Graduação da UFSC onde é uma das responsáveis pelo desenvolvimento do Programa de Formação Continuada de Professores (PROFOR) da UFSC.

Rosane Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004), com bolsa sanduíche na UCLA. Em 2008, realizou estágio pós-doutoral junto ao Departamento de Linguística Aplicada e TESL do Teachers College (Columbia University). Em 2014/2015, realizou estágio pós-doutoral junto à Concordia University (bolsa CAPES) e à UFMG. É coordenadora do grupo de pesquisa Fonética e Fonologia da Língua Inglesa, atuando na linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa. Coordena, também, o Núcleo de Pesquisa e Ensino em Português Língua Estrangeira. É professora Associada II do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de linguística aplicada, com ênfase em língua inglesa, atuando principalmente nos seguintes eixos: ensino de inglês como língua estrangeira, interfonologia português-inglês, metodologia de pesquisa quantitativa em linguística aplicada, ensino de português como segunda língua. Pesquisadora do CNPq e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

Delatorre, F., & Silveira, R. (2021). Intelligibility of English regular verbs in the past tense: A study with Brazilian listeners and speakers of different L1s. Revista X, 16(5), 1293–1323. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i5.81312