Reconceituando Língua e Discurso no referencial de Wenger sobre Comunidades de Práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.80720

Palavras-chave:

Língua, Discurso, Comunidades de Prática

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta de reconceitualização de linguagem e discurso no referencial de comunidades de prática (CP) de Lave e Wenger (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998). Wenger adota o conceito de discurso de Gee (1992), mas sem compreender discurso como prática social. Com relação à negociação de significados dentro de práticas sociais, a explicação se baseia nos processos de participação e reificação. Linguagem aparece em alguns dos exemplos de produtos derivados de tais processos, recebendo um tratamento limitado e, por vezes, incongruente. Objetivando adaptar o referencial de Wenger para a área de Linguística Aplicada e formação de professores, na presente proposta linguagem é conceitualizada como discurso, conforme discutido por Foucault (2000), apoiando-se também nas reflexões de Maturana (2001, 2005) sobre linguagem. Tal adaptação torna o referencial de CP mais específico para pesquisas na área de línguas e formação de professores, que explorem práticas discursivas.

Biografia do Autor

Regina Celia Halu, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, Paraná

Professora adjunta no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Paraná. Pesquisadora na área de formação de professores de línguas (coordenando, juntamente com o Prof. Francisco Carlos Fogaça, o Grupo de Pesquisa Formação de Professores de Lìnguas, resgistrado na CNPq)

Downloads

Publicado

2021-12-03

Como Citar

Halu, R. C. (2021). Reconceituando Língua e Discurso no referencial de Wenger sobre Comunidades de Práticas. Revista X, 16(6), 1600–1613. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.80720

Edição

Seção

Artigos para número atemático