Reconceituando Língua e Discurso no referencial de Wenger sobre Comunidades de Práticas
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i6.80720Palavras-chave:
Língua, Discurso, Comunidades de PráticaResumo
Este artigo apresenta uma proposta de reconceitualização de linguagem e discurso no referencial de comunidades de prática (CP) de Lave e Wenger (LAVE; WENGER, 1991; WENGER, 1998). Wenger adota o conceito de discurso de Gee (1992), mas sem compreender discurso como prática social. Com relação à negociação de significados dentro de práticas sociais, a explicação se baseia nos processos de participação e reificação. Linguagem aparece em alguns dos exemplos de produtos derivados de tais processos, recebendo um tratamento limitado e, por vezes, incongruente. Objetivando adaptar o referencial de Wenger para a área de Linguística Aplicada e formação de professores, na presente proposta linguagem é conceitualizada como discurso, conforme discutido por Foucault (2000), apoiando-se também nas reflexões de Maturana (2001, 2005) sobre linguagem. Tal adaptação torna o referencial de CP mais específico para pesquisas na área de línguas e formação de professores, que explorem práticas discursivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

