Ressignificando o estudo de charges em sala de aula com base nas funções da linguagem e na relação imagético-verbal: Multimodalidade e leitura crítico-reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79693

Palavras-chave:

Charge, Multimodalidade, Leitura Crítico-Reflexiva e Ensino, Violência.

Resumo

Levando em conta que o estudo da língua deve assumir seu papel sócio-comunicativo a partir das ressignificações exigidas pelo texto, tanto em práticas de leitura quanto em processos de escrita, este artigo tem como objetivo principal discutir as relações imagético-verbais construídas por meio de charges produzidas por alunos/as em turmas de Ensino Médio da Educação Básica. Para tanto, utilizamos conceitos e categorias de análise propostos por Kress e van Leeuwen ([1996] 2006) em sua Gramática do Design Visual e encaminhamos as discussões com base não apenas no letramento visual (ALMEIDA, 2011; 2017; FERNANDES; ALMEIDA, 2008; SERAFINI, 2010), mas também no que diz respeito à comunicação e interação verbal (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004; JAKOBSON, 1995). Além disso, recorremos também às práticas educacionais críticas (BARBOSA; VIAN JR., 2018). Este estudo é caracterizado como pesquisa-ação, a partir de uma perspectiva qualitativo-interpretativa, e foi realizado em uma escola pública estadual da cidade de Orobó, com alunos/as da 2.ª e 3.ª séries do Ensino Médio. Os resultados demonstram a necessidade de potencializar atividades de leitura e de escrita baseadas em uma abordagem crítico-reflexiva e na multimodalidade, em sala de aula, além de suscitar debates acerca de questões polêmicas, como a violência, que tem estado tão presente na sociedade atualmente, intencionando uma maximização de aspectos relacionados à consciência social.

Biografia do Autor

José Maria de Aguiar Sarinho Júnior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba

Graduado em Letras (UPE); Especialista em Língua e Literaturas de Língua Inglesa (UPE); Especialista em Literatura e Estudos Culturais (UEPB); Mestre em Letras (UEPB); Doutorando em Linguística (PROLING/UFPB); Professor estatutário da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco; Membro do Grupo de Pesquisa em Semiótica Visual e Multimodalidade (GPSM). E-mail: jaguiarsarinho@yahoo.com.br

Bárbara Tayná Santos Eugênio da Silva Dantas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba

Graduada em Fonoaudiologia (UFPB); Mestranda em Linguística (PROLING/UFPB). 

Vera Lúcia Pires, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba

 Professora aposentada da UFSM, e Visitante do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba, é doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999). Estágio de Pós doutorado na UCPel (2015). Atualmente, está vinculada, como membro pesquisador, ao Grupo de Pesquisa Discurso e Sociedade do Proling - UFPB e ao GPLEI (Grupo de pesquisa em linguagens e enunciação) do CNPq. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada e Teoria e Análise Linguística, realizando pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: enunciação, dialogismo, leitura, linguagens multimodais, relações de gênero, estudos culturais.

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Sarinho Júnior, J. M. de A., da Silva Dantas, B. T. S. E., & Pires, V. L. (2021). Ressignificando o estudo de charges em sala de aula com base nas funções da linguagem e na relação imagético-verbal: Multimodalidade e leitura crítico-reflexiva. Revista X, 16(3), 773–797. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79693

Edição

Seção

Artigos para número atemático