O engenho do indelimitável: História e Teoria(s) dos Gêneros Literários fantástico e neofantástico
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79395Palabras clave:
Literatura fantástica, Literatura neofantástica, História literária, Teoria literáriaResumen
Neste artigo, o leitor se deparará, in nuce, com um trabalho de revisão, de natureza bibliográfica, da história e da(s) teoria(s) das literaturas fantástica e neofantástica, o que, no que diz respeito, principalmente, ao prisma teórico, é feito a partir da mobilização de certos operadores conceituais, ao exemplo do sobrenatural e sua contraposição ao natural, que se manifestam em notórias reflexões de especialistas das mais variadas áreas, tais como a literário-artística de Nodier e Maupassant, a psicológica de Freud, a filosófica de Sartre, a literário-história de Vax e Schneider, assim como a literário-teórica de Todorov, Noël, Bessière etc. Nosso principal propósito é recuperar o que, nesta linha epistemológica do fantástico ao neofantástico, for distintivo em se tratando das perspectivas dentre os mais conceituados pensadores que já se debruçaram sobre essas mesmas matérias, trazendo, por exemplo, tanto questões, expoentes, títulos etc. nomeadamente a eles pertinentes quanto, respaldando-nos em argumentos técnico-metodológicos, também leis, máximas, preceitos, princípios etc. que, segundo cada uma dessas perspectivas, os determinam enquanto gêneros literários.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

