O engenho do indelimitável: História e Teoria(s) dos Gêneros Literários fantástico e neofantástico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79395

Palabras clave:

Literatura fantástica, Literatura neofantástica, História literária, Teoria literária

Resumen

Neste artigo, o leitor se deparará, in nuce, com um trabalho de revisão, de natureza bibliográfica, da história e da(s) teoria(s) das literaturas fantástica e neofantástica, o que, no que diz respeito, principalmente, ao prisma teórico, é feito a partir da mobilização de certos operadores conceituais, ao exemplo do sobrenatural e sua contraposição ao natural, que se manifestam em notórias reflexões de especialistas das mais variadas áreas, tais como a literário-artística de Nodier e Maupassant, a psicológica de Freud, a filosófica de Sartre, a literário-história de Vax e Schneider, assim como a literário-teórica de Todorov, Noël, Bessière etc. Nosso principal propósito é recuperar o que, nesta linha epistemológica do fantástico ao neofantástico, for distintivo em se tratando das perspectivas dentre os mais conceituados pensadores que já se debruçaram sobre essas mesmas matérias, trazendo, por exemplo, tanto questões, expoentes, títulos etc. nomeadamente a eles pertinentes quanto, respaldando-nos em argumentos técnico-metodológicos, também leis, máximas, preceitos, princípios etc. que, segundo cada uma dessas perspectivas, os determinam enquanto gêneros literários.

Biografía del autor/a

Amanda Berchez, UNIFAL, Minas Gerais

Mestra pelo IEL/UNICAMP (em Teoria e História Literária), atualmente doutoranda (em Estudos Literários) pela FCL/CAr/UNESP e docente da UNIFAL-MG na área de Literatura Clássica e Língua Latina.

Publicado

2021-06-14

Cómo citar

Berchez, A. (2021). O engenho do indelimitável: História e Teoria(s) dos Gêneros Literários fantástico e neofantástico. Revista X, 16(3), 903–927. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i3.79395

Número

Sección

Artigos para número atemático