“Outros” saberes, “outras” críticas: reflexões sobre as políticas e as práticas de filosofia e decolonialidade na “outra” América

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78195

Palavras-chave:

Estudos decoloniais, Filosofia, Geopolítica do conhecimento

Resumo

Desde o século XV até os dias atuais, o projeto da modernidade/colonialidade – projeto que, junto com terras e corpos, busca também colonizar mentes – e a geopolítica do conhecimento têm privilegiado um modo de pensar eurocêntricos. Com isso, muitos “outros” saberes foram e são invisibilizados e subalternizados. Isso não significa, porém, que esses saberes deixam de existir; ao contrário, eles existem há muito tempo e algumas de suas expressões podem ser encontradas, por exemplo, no projeto Amawtay Wasi, no Equador, ou ainda na busca empreendida pela comunidade afrodescendente da região andina por uma etnoeducação. Dessa forma, e lançando mão do paradigma dos estudos decoloniais, este artigo traz uma reflexão crítica sobre o projeto epistêmico da modernidade/colonialidade e a ordenação geopolítica do pensamento crítico assim como sobre o lugar de fala e prática da própria autora.

Biografia do Autor

Catherine Walsh, Universidad Andina Simón Bolívar

Professora nas áreas de Estudos Sociais, Globais e Letras da Universidade Andina Simón Bolívar, Toledo, Quito, Equador

Juliana Fogiato Rodrigues, Universidade Federal do Paraná

Aluna do Curso de Graduação em Letras Português-Inglês, Bacharelado com Ênfase em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

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Publicado

2021-02-19

Como Citar

Walsh, C., & Fogiato Rodrigues, J. (2021). “Outros” saberes, “outras” críticas: reflexões sobre as políticas e as práticas de filosofia e decolonialidade na “outra” América. Revista X, 16(1), 54–79. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78195