“Outros” saberes, “outras” críticas: reflexões sobre as políticas e as práticas de filosofia e decolonialidade na “outra” América
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i1.78195Palavras-chave:
Estudos decoloniais, Filosofia, Geopolítica do conhecimentoResumo
Desde o século XV até os dias atuais, o projeto da modernidade/colonialidade – projeto que, junto com terras e corpos, busca também colonizar mentes – e a geopolítica do conhecimento têm privilegiado um modo de pensar eurocêntricos. Com isso, muitos “outros” saberes foram e são invisibilizados e subalternizados. Isso não significa, porém, que esses saberes deixam de existir; ao contrário, eles existem há muito tempo e algumas de suas expressões podem ser encontradas, por exemplo, no projeto Amawtay Wasi, no Equador, ou ainda na busca empreendida pela comunidade afrodescendente da região andina por uma etnoeducação. Dessa forma, e lançando mão do paradigma dos estudos decoloniais, este artigo traz uma reflexão crítica sobre o projeto epistêmico da modernidade/colonialidade e a ordenação geopolítica do pensamento crítico assim como sobre o lugar de fala e prática da própria autora.
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