A biografia linguística visual como instrumento de pesquisa multimodal sobre o desenvolvimento da competência plurilingue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77506

Palavras-chave:

Didática do Plurilinguismo, Métodos visuais, Biografia linguística multimodal

Resumo

Respondendo ao atual “visual turn” nos estudos em Linguística Aplicada, em geral, e no estudo da relação dos sujeitos com as línguas, mais especificamente, o presente artigo reflete acerca do uso de biografias linguísticas visuais como recurso de investigação na Didática do Plurilinguismo. Os autores partem de um estudo de caso na Universidade Federal do Paraná (Brasil) em que 30 estudantes do Programa de Pós-graduação em Letras foram convidados a desenhar suas biografias linguísticas. Os investigadores analisam que atores sociais, espaços, tempos e eventos são representados pelos estudantes como chave no processo de ser e de se tornar plurilingue, assim como que representações sociais acerca desse processo emergem da combinação dos elementos visuais desenhados. Finalmente, são discutidas algumas vantagens do recurso ao desenho como método de investigação em Didática de Línguas.

Biografia do Autor

Francisco Javier Calvo del Olmo, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professor Auxiliar I de Língua Espanhola na Universidade Federal de Integração Latino-Americana, UNILA. Possui licenciatura em Filologia Românica pela Universidade Complutense de Madri na Espanha (diploma revalidado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro como Bacharel em Letras com Habilitação em Espanhol) e mestrado em Investigación en Lengua Española pela mesma Universidade. É autor de artigos em periódicos e capítulos de livros publicados no Brasil, na Argentina, na Espanha e na Colômbia abordando sempre as relações linguísticas, literárias e culturais entre as línguas neolatinas

Downloads

Publicado

2021-05-11

Como Citar

Melo-Pfeifer, S., & Calvo del Olmo, F. J. (2021). A biografia linguística visual como instrumento de pesquisa multimodal sobre o desenvolvimento da competência plurilingue. Revista X, 16(2), 357–380. https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77506