Sensibilização à diversidade linguística através dos métodos visuais: um relato com migrantes e refugiados graduandos da UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77298Palavras-chave:
Métodos Visuais, Migrantes e Refugiados, Sensibilização à Diversidade Linguística, Competência Plurilíngue e PluriculturalResumo
Nesta contribuição, refletimos sobre como a Sensibilização à Diversidade Linguística (SDL) (CANDELIER, 2003), aliada aos Métodos Visuais (MELO-PFEIFER & SIMÕES, 2017; KALAJA & MELO-PFEIFER, 2019), pode colaborar no desenvolvimento da competência plurilingue e pluricultural (COSTE; MOORE; ZARATE, 2009) de migrantes e refugiados recém-ingressos na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para tanto, durante a disciplina Português: Práticas Textuais Acadêmicas, ofertada pelo curso de Letras para esse público, exploramos as biografias linguísticas dos discentes para que, primeiramente, eles se reconhecessem como sujeitos plurilíngues. Assim, ao final da atividade, os alunos puderam refletir sobre como essas línguas, que compõem seus repertórios linguísticos, podem auxiliá-los no aprimoramento da língua-alvo, neste caso, do português acadêmico.
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