Metodologias visuais na educação em direitos humanos com estudantes migrantes na UFPR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77297Palavras-chave:
Métodos visuais, Refúgio, Educação em direitos humanosResumo
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre a utilização dos métodos visuais no contexto de educação em direitos humanos com públicos plurilíngues, além de discutir sobre as diferentes percepções de estudantes migrantes acerca das dinâmicas entre migração, direitos humanos, justiça e realidade social. Trata-se de um estudo de caso a partir da experiência da disciplina “Migração, Refúgio e Direitos Humanos” da Universidade Federal do Paraná. A disciplina integra o Programa de Formação Suplementar: Ciclo de Acolhimento Acadêmico para Estudantes Refugiados, destinado aos estudantes migrantes e refugiados ingressantes nos cursos de graduação da instituição por meio de políticas específicas para esse público. Através da utilização das metodologias visuais foi possível perceber e refletir sobre as diferentes percepções e compreensões dos estudantes acerca dos direitos humanos, em que a diversidade sociocultural e linguística revelou-se como um fator positivo e determinante para os debates e construção de sentidos comuns.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.