DIVERSIDADE NO TESTEMUNHO: "MEDALHÕES" DE ZOFIA NAŁKOWSKA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76907

Palavras-chave:

Holocausto, Testemunho, Literatura Polonesa, Zofia Nałkowska.

Resumo

Este artigo propõe uma leitura da antologia de contos Medaliony (Medalhões, 1946), situando-a como clássico da literatura de testemunho do Holocausto e um marco na literatura polonesa; ensejando apresentar sua escritora, a importante romancista polonesa Zofia Nałkowska (1884-1954). A escritora é impactada pelas experiências da Segunda Guerra Mundial e pelo testemunho ocular como membra da Comissão de Investigação dos Crimes de Guerra Alemães na Polônia nos meses subsequentes ao seu fim. Os oito contos surgem a partir do seu diário e dos rascunhos de relatos das testemunhas da Comissão sobre os crimes nazistas. Este cenário marca uma escrita precisa e pessoal da autora que personifica a diversidade humana desta catástrofe dentro de cenas temporais do horror. Este recorte pungente e minimalista revela diferentes faces icônicas deste trauma aliadas à sua empatia pela memória dos personagens da Shoah: vítimas e sobreviventes.

Biografia do Autor

Sara Adriana Voltolini, Universidade Federal do Paraná UFPR

Graduanda em Letras Polonês, Departamento de Polonês, Alemão e Letras Clássicas da UFPR. Bacharel em Teologia (2008). Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva pela Universidade da região de Joinville (Univille). Pesquisa estudos da tradução, literatura polonesa, especialmente história e literatura de testemunho. Professora de Comunicação no SENAI Santa Catarina, revisora acadêmica e iniciante como tradutora. 

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Voltolini, S. A. (2020). DIVERSIDADE NO TESTEMUNHO: "MEDALHÕES" DE ZOFIA NAŁKOWSKA. Revista X, 15(6), 583–611. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76907