SEMELHANÇAS E DESSEMELHANÇAS ENTRE 'LA GRANDA KALDRONO' E 'LA CASA VERDE'
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76897Palavras-chave:
Literatura Comparada, Esperanto, John Francis, Vargas LlosaResumo
O presente artigo apresenta um estudo comparativo entre os romances La granda kaldrono (“O grande caldeirão”), obra originalmente escrita em Esperanto, do escritor escocês John Islay Francis, e La casa verde, do escritor peruano Mario Vargas Llosa. Objetiva-se comparar o universo temático dos dois romances, desvelar a estrutura similar presente neles, as técnicas utilizadas pelos autores para apresentar os temas escolhidos e o uso do tempo. Em relação ao tema, Francis e Vargas Llosa seguem caminhos diferentes que, ao final, chegam a uma perspectiva semelhante. O primeiro elege como tema a guerra e suas consequências na vida do homem comum. O segundo elege tema relacionado ao Peru, mas que nos leva a refletir sobre a América Latina, explorada por aqueles que a conquistaram, que destruíram seu modo de vida originário e deixaram nela um sentimento de desamparo e de falta de identidade. Os dois romances exigem do leitor muita reflexão e concentração para ligar todos os fios magistralmente tecidos pelos autores, que entrecruzam duas gerações, duas histórias cujas personagens por vezes parecem caminhar lado a lado, dialogando e vivendo conflitos semelhantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

