ALTERIDADE E ARQUÉTIPOS EM SOLARIS DE STANISŁAW LEM
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76758Palavras-chave:
Literatura Polonesa, Arquétipos, Lem.Resumo
O tema da alteridade e dos arquétipos estão presentes no romance Solaris de Stanisław Lem. O dado artigo apresenta e discute a ficção científica Solaris com o auxílio dos pensamentos de Jung e das ideias de alteridade, sobretudo de autores como Goffman. Num primeiro momento, obteve-se, como resultado da observação, a percepção do modo como os arquétipos estão inseridos na obra e como o “eu” do protagonista é interpretado pelas demais mentes pensantes presentes na narrativa. Solaris é apresentado através de um olhar interpretativo enviesado pela psicologia junguiana, pensando em trazer novas ideias e possibilidades para a pesquisa da literatura polonesa. Olhar esse que, ao menos nos trabalhos realizados no Brasil, ainda não foi explorado. Apesar da fama mundial de Lem, sua obra ainda é pouco pesquisada em nosso país. Mesmo, talvez, sendo a mais pesquisada da literatura polonesa mundialmente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.