ALTERIDADE E ARQUÉTIPOS EM SOLARIS DE STANISŁAW LEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76758

Palavras-chave:

Literatura Polonesa, Arquétipos, Lem.

Resumo

O tema da alteridade e dos arquétipos estão presentes no romance Solaris de Stanisław Lem. O dado artigo apresenta e discute a ficção científica Solaris com o auxílio dos pensamentos de Jung e das ideias de alteridade, sobretudo de autores como Goffman. Num primeiro momento, obteve-se, como resultado da observação, a percepção do modo como os arquétipos estão inseridos na obra e como o “eu” do protagonista é interpretado pelas demais mentes pensantes presentes na narrativa. Solaris é apresentado através de um olhar interpretativo enviesado pela psicologia junguiana, pensando em trazer novas ideias e possibilidades para a pesquisa da literatura polonesa. Olhar esse que, ao menos nos trabalhos realizados no Brasil, ainda não foi explorado. Apesar da fama mundial de Lem, sua obra ainda é pouco pesquisada em nosso país. Mesmo, talvez, sendo a mais pesquisada da literatura polonesa mundialmente.

Biografia do Autor

Adriano Luís Fonsaca, Universidade Federal do Paraná.

Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Graduando em Letras Polonês - Licenciatura na UFPR e bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Positivo. Cursos técnicos em Artes Cênicas e Produção em Audiovisual. Área de concentração do mestrado: Linguagem e Tecnologia. Linha de pesquisa do mestrado: Estéticas Contemporâneas, Modernidade e Tecnologia. Temas de pesquisa da dissertação: jornada do herói, arquétipos, narrativas contemporâneas, audiovisual e afins.

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Fonsaca, A. L. (2020). ALTERIDADE E ARQUÉTIPOS EM SOLARIS DE STANISŁAW LEM. Revista X, 15(6), 532–547. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76758