CENTRO DE ESTUDOS VÊNETOS NO PARANÁ, CEVEP: HISTÓRICO E PRINCIPAIS AÇÕES EM PROL DA SALVAGUARDA DO TALIAN
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v15i6.76757Palavras-chave:
CEVEP, Talian, Língua de Herança, Curitiba, Região MetropolitanaResumo
Neste artigo, abordamos como se deu a formação do CEVEP, grupo de estudos que se constituiu em prol da salvaguarda do Talian falado no Paraná, de forma especial em Curitiba (Santa Felicidade) e região metropolitana (Colombo e Campo Largo). O grupo, com suporte teórico e metodológico da Sociolinguística (cf. WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]; LABOV, 2008 [1972]), tem a participação ativa de representantes e detentores das comunidades italianas, o Museu Municipal Cristòforo Colombo, a Associazione Veneti nel Mondo, a UFPR, a Unicentro, a PUCPR e o IPHAN, órgão federal que reconheceu o Talian como referência cultural brasileira, por meio do Inventário Nacional da Diversidade Linguística. Entre as principais ações em andamento pela equipe do CEVEP pode-se destacar (i) a constituição do Banco de Dados do Talian; (ii) elaboração de glossários com registros das variedades de Talian faladas em cada comunidade pesquisada; (iii) elaboração de material didático em Talian; (iv) coleta e digitalização de material escrito de descendentes de italianos (vênetos); (v) ações em prol da cooficialização do Talian no Paraná, entre outras. Neste texto, no entanto, vamos dar destaque ao item (i) e demonstrar o estágio atual da coleta de entrevistas sociolinguísticas, nas três colônias vênetas acima citadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.