PRÁTICAS TRANSLÍNGUES COMO RECURSO NO ACOLHIMENTO DE MIGRANTES VENEZUELANOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.75166

Palavras-chave:

Translinguagem/Práticas Translíngues, Pensamento Decolonial, Acolhimento Linguístico, Formação de Professores.

Resumo

O presente artigo resgata uma das primeiras ações promovidas pelo Grupo de Estudos em Linguagem e Transculturalidade (GELT-CNPq) e pelo Programa de Educação Tutorial (PET-Letras-UFGD) para o acolhimento de crianças venezuelanas que se encontram em situação de migração forçada no Brasil, estudantes em escolas públicas na cidade de Dourados-MS. Provenientes de uma pesquisa-ação, os dados discutidos são resultados de um projeto piloto em que integrantes dos dois grupos elaboraram ações de intervenção escolar por meio de práticas translíngues em aulas de Língua Portuguesa na educação básica. Destaca-se um momento significativo da intervenção em que uma estudante (filha de migrantes venezuelanos) desloca-se do lugar de quem não sabe para o lugar daquela que tem o conhecimento importante para a situação construída pedagogicamente. Inspiradas na proposta de uma educação linguística ampliada, desenvolvida por Marilda Calvalcanti, problematizamos na prática o conceito de translinguagem/práticas translíngues em articulação com o pensamento decolonial. Nosso objetivo é ‘tornar visíveis’ resultados de ações que, por meio de uma perspectiva decolonial dos estudos sobre bi/multilinguismo, contribuem na formação de professores para a diversidade e a pluralidade cultural, social e linguística, assim como na elaboração de políticas linguísticas de acolhimento e empoderamento de sujeitos bilinguajantes em aulas de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Thayse Figueira Guimarães, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (área: Linguística e Transculturalidade) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Lider do Grupo de estudos em Linguagem e transculturalidade (GELT). Foi professora da graduação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações - UninCor (2015-2018). É mestre (2009) e doutora (2014) em Linguística Aplicada pelo Programa Interdisciplinar em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também realizou estágio de pós-doutorado em Linguística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014-2015), supervisionada pela Prof. Dr. Luiz Paulo da Moita Lopes. Editora-chefe da Revista Raído (área Linguística e Linguística Aplicada). Atua na área de conhecimento da Linguística Aplicada, com ênfase nos chamados "novos estudos do letramento", atuando principalmente com os seguintes temas: trajetória de socialização, ideologia linguística e políticas de língua, construção discursiva de identidades culturais, trajetórias de textos, práticas identitárias e abordagens multilíngues dos letramentos.

Edilaine Buin, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Professora da Faculdade de Comunicação, Artes e Letras (FACALE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras (área: Linguística e Transculturalidade) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).  Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Letras da UFGD. Mestre e doutora pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Rosana Iriani Daza de Garcia, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS)

Mestre em Letras, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutoranda, pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Cristiene Oliveira Ribeiro, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Letras da UFGD

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Guimarães, T. F., Buin, E., de Garcia, R. I. D., & Ribeiro, C. O. (2020). PRÁTICAS TRANSLÍNGUES COMO RECURSO NO ACOLHIMENTO DE MIGRANTES VENEZUELANOS EM SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista X, 15(7), 83–102. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i7.75166

Edição

Seção

Artigos para número atemático